Virada Cultural
Sex, 26 de Junho de 2015 15:52

Aluno da Educação Física do Câmpus Muzambinho se apresentou na Virada Cultural de São Paulo.

O aluno do curso superior de Educação Física, Rodrigo Granado Rueda, foi uma das atrações da Virada Cultural que aconteceu na cidade de São Paulo entre os dias 20 e 21 de junho. O evento teve como objetivo divulgar atividades relacionadas a arte e cultura em diversos pontos da cidade e contou com atrações nacionais e internacionais nas áreas de Circo, Dança, Teatro, Música, Cinema, entre outros. Foram mais de 1500 atrações espalhadas pela capital paulista - no centro e em todas as outras regiões.

Rodrigo é estudante do 3º período de Educação Física do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho e, sob a orientação do prof. Rafael Kocian, desenvolveu o projeto de extensão "Amigos do Sorriso" que promove atividades circenses para crianças e adolescentes na cidade de Muzambinho. Além disso, o estudante também faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), onde atua com práticas de incentivo ao circo, ginástica e dança nas escolas onde trabalha.

“Participar da Virada Cultural foi uma experiência muito importante. Além de divulgar meu trabalho para um número expressivo de pessoas, pude conhecer outros artistas e produtores culturais da área. Tenho certeza que eventos culturais como esse podem ajudar na transformação das pessoas”, comentou o estudante.

Rodrigo na Virada Cultural

Rodrigo é um talentoso artista que iniciou, com aulas de circo e dança, sua carreira aos 14 anos na Casa de Cultura e Cidadania de São José do Rio Pardo-SP. Após dois anos de experiência, passou a integrar o corpo de artistas da Cia. Aruanã, uma companhia cênica profissional que surgiu da Casa de Cultura e Cidadania. Atualmente ele faz parte da Cia D'artes, que trabalha com artes integradas tendo como foco as Danças Urbanas.

A partir dessa formação, Rodrigo montou o número solo “Que tempo é nosso?”, misturando técnicas circenses de malabares com as danças urbanas. Para participar do evento houve uma rigorosa seleção. O processo de inscrição foi por meio da internet pelo site da Virada Cultural Paulista, onde é necessário envio de vídeo com a filmagem do número. A escolha e aprovação ocorreram de acordo com o nível técnico apresentado no número e a compatibilidade com a área artística inscrita, que no caso foi a de circo.

Texto: Rafael Kocian
Revisão: Lucas Constantino