Avaliação Prática
Seg, 22 de Junho de 2015 12:28

Alunos do 2º e 3 anos do curso Técnico em Alimentos, integrado ao Ensino Médio, participam de avaliação prática.Avaliação prática 4

Foi realizada, entre os dias 26 e 28 de maio, a avaliação da disciplina de “Atividade Prática Orientada” dos alunos do 2º e 3º ano (Alim_B e Alim_C) do curso técnico em alimentos integrado ao ensino médio.

A atividade foi realizada no setor de Agroindústria do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho e teve como objetivo avaliar o conhecimento prático adquirido pelos alunos durante o curso.

A ideia surgiu entre os professores da área técnica, com o objetivo de avaliar o conhecimento prático adquirido durante o curso. Segundo a professora responsável pelo setor de vegetais, Bianca Sarzi de Souza, na disciplina de Atividade Prática Orientada os alunos aprendem a manipular e processar alimentos de origem vegetal e animal (leite e carne). Ela ainda ressalta que “as avaliações foram feitas em duplas e os produtos a serem confeccionados pelos alunos na avaliação foram sorteados previamente. Os alunos tinham que processar o alimento sozinhos, sem ajuda do professor ou técnico. Foram avaliados desde a apresentação do produto, como sua desenvoltura durante todo o processo até a finalização do mesmo”.

Estavam envolvidos na avaliação os técnicos responsáveis de cada setor: Paula (vegetais) Maurílio e Marcos (leite), Rafael, Júlio e Paulo (carne); e os professores das áreas: Profª Bianca Sarzi de Souza (vegetais), Profª Alessandra Lima Santos Sandi (leite) e Prof. Délcio Bueno da Silva (carne), com apoio do responsável pela Agroindústria, Carlos Alberto Pallos.

Ainda segundo a professora Bianca, a experiência foi muito boa e os professores pretendem repetí-la nos demais bimestres, quando os alunos trocam de setor. “Verificamos que os alunos ficaram mais interessados nas aulas práticas e também que despertou maior interesse na área. Como eles tinham que se preparar para a avaliação, estudaram e foram buscar mais informações sobre os produtos que confeccionaram”.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações de Bianca Sarzi de Souza.

Confira as fotos: