Vacinação contra a Gripe
Qua, 17 de Junho de 2015 14:43

Campanha de Vacinação contra Gripe acontece com os funcionários do Câmpus Muzambinho.

Vacinacao Contra Gripe 17Aconteceu hoje, 17 de junho, das 13h30 às 15h30, a Campanha de Vacinação contra a Gripe com os funcionários do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. A iniciativa foi promovida pela Coordenação do curso Técnico em Enfermagem e disponilizou a aplicação de 200 doses da vacina. A campanha aconteceu no Laboratório da Enfermagem, no Prédio Pedagógico.

A vacinação envolveu o trabalho da Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, prof.ª Larissa Sales Martins Baquião, do Enfermeiro do Câmpus, Marcelo Lopes Pereira, e dos estudantes do 2º e 3º período do técnico em Enfermagem: Micaela Silvério, Juliana Silva, Aline Vasconcelos, Letícia Lira e Rafhael Oliveira. Essa equipe também contribuiu na Campanha Municipal de Vacinação contra a Gripe que aconteceu nas escolas, no presídio e no ambulatório da cidade.

Diferentemente do ano passado, as doses são quadrivalentes e combatem quatro tipos de gripe (duas tipo A e duas tipo B). Além disso, a campanha feita pelo Governo aumentou a idade mínima de dois para cinco anos.

"Esse trabalho busca prevenir contra os tipos de vírus mais frequentes no ano passado, diminuir as hospitalizações, prevenção de pneumonia e doenças respiratórias. As doses combatem também o vírus H1N1 que podem causar mortes", explicou a prof.ª Larissa. A campanha com os funcionários aconteceu também no ano passado e busca atender as pessoas que trabalham em ambientes com grande fluxo de pessoas.

A vacina aplica doses do vírus inativado (morto) nos pacientes e, por conta disso, é mais eficaz e mais segura. Ainda assim, a vacinação é contra-indicada àqueles que possuem alergia ao ovo da galinha, fazem uso de corticóides ou quem teve reação grave na aplicação da dose anterior.

As reações adversas esperadas são: febre de baixa intensidade, dor no local da aplicação e mialgia (dor muscular). No entanto, esses sintomas cessam em até 48h após a aplicação da vacina. Qualquer outro efeito, o pronto-socorro deverá ser procurado.

As vacinas foram disponibilizadas devido a uma parceria com a Prefeitura Municipal de Muzambinho, a Vigilância Epidemiológica e pela contribuição da Enfermeira Sônia Tereza Ângelo.

Texto e Fotos: Lucas Constantino