Provas - Vestibular 2015/02
Dom, 14 de Junho de 2015 15:10

Câmpus Muzambinho recebe mais de mil candidatos para as provas do Processo Seletivo 2015/02.

Na tarde deste domingo, 14 de junho, o IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho recebeu 1073 candidatos para a realização das provas do processo seletivo 2015/02. Ao todo, estavam relacionados mais de mil interessados nos cursos superiores e cerca de 200 nos cursos técnicos oferecidos no Vestibular.

O número de abstenções chegou a 13% do total de inscritos. Confira na tabela abaixo a relação percentual de candidatos presentes por curso:

Curso Nº de inscritos Presença
Medicina Veterinária 867 771 (88%)
Ciências Biológicas 77 71 (92%)
Superior em Cafeicultura 73 62 (85%)
Técnico em Enfermagem 95 79 (83%)
Técnico em Agropecuária 80 59 (74%)
Técnico em Informática 45 31 (69%)
TOTAL 1237 1073 (87%)

As provas aconteceram entre as 13h e 17h nos diversos prédios do Câmpus Muzambinho, com candidatos dos cursos Superiores, e no CeCAES, com os cursos técnicos.

Neste processo seletivo, foram mais de 1900 inscrições confirmadas para as 625 vagas entre 15 cursos técnicos e superiores. O curso de Medicina Veterinária, que será ofertado aqui no Câmpus, foi o mais procurado do Vestibular: a concorrência foi de 30 candidatos/vaga.

A movimentação na instituição começou já no começo da manhã. A Comissão do Vestibular orientou os candidatos a chegarem pelo menos uma hora antes do início das provas. A candidata Cláudia Fernanda de Medeiros, da cidade de Monte Santo de Minas, chegou cedo no Câmpus Muzambinho para a realização das provas. "Eu não poderia atrasar. É a primeira prova que estou fazendo e estudei bastante para poder passar no curso de Medicina Veterinária", comentou a estudante de 18 anos que escolheu o Câmpus Muzambinho pelo renome que a instituição possui entre as pessoas que ela conhece.

Para ajudar na chegada dos candidatos, o Câmpus Muzambinho preparou diversas faixas indicativas, mapas e a participação de pessoal para orientação no trânsito. De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Seleção (COPESE) do Câmpus Muzambinho, Carlos Esaú dos Santos, tudo aconteceu dentro do previsto.

Com as diversas pessoas ajudando na orientação do trânsito, as faixas de sinalização e o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária, o início das provas ocorreu dentro daquilo que estava previsto no edital: às 13h.

As provas dos cursos técnicos foram constituídas de uma redação e 30 questões de múltipla escolha. Já para os cursos superiores, foram 50 questões e a redação. Os pesos das disciplinas e da redação estão disponíveis e explicados no edital do Vestibular, conforme a modalidade de cada curso.

Os gabaritos das provas serão publicados no endereço eletrônico do IFSULDEMINAS (www.ifsuldeminas.edu.br) e do Câmpus escolhido, em até 24 horas após o término das provas.

O resultado oficial será publicado a partir do dia 14 de julho de 2015 neste site. A data das matrículas ainda não foi divulgada. As aulas do segundo semestre deste ano estão previstas para começar no dia 28 de julho.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos do Vestibular: