Reunião de Acompanhamento
Seg, 25 de Maio de 2015 09:42

Primeira Reunião de acompanhamento bimestral dos cursos técnicos integrados com o Ensino Médio.

Reuniao de Pais e Mestres 1Aconteceu na última quinta-feira, 21 de maio, a primeira reunião de acompanhamento bimestral dos cursos técnicos Integrados com o Ensino Médio (Alimentos, Agropecuária e Informática) do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. O encontro reuniu cerca de 160 pais e todos os professores do médio integrado. A iniciativa aconteceu no Auditório do Prédio Pedagógico e foi realizada pela Coordenação de Ensino da Instituição.

A apresentação da reunião foi moderada pela Coordenadora Geral de Ensino, prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, e contou com a presença da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, e também do Coordenador Geral de Atendimento ao Educando, prof. Evane da Silva.

Além disso, toda equipe pedagógica do Câmpus Muzambinho esteve presente na reunião: a Pedagoga, Giovanna Maria Abrantes Carvas, as Assistentes Sociais, Iandara Matos Goncalves Trevisan e Clélia Mara Tardelli, a psicóloga, Juliane Albernás Borges, e a funcionária da Orientação Educacional, Danuza Rezende Carneiro Bernardes.

Reuniao de Pais e Mestres 2Para a Coordenadora Geral de Ensino, prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, a reunião de acompanhamento é de essencial importância para o desenvolvimento pedagógico dos estudantess e também para promover a participação da família na Educação dos filhos.

"A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que sigamos os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejamos atingir. É importante ressaltar que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir os jovens a um futuro melhor. O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem", concluiu ela.

O evento serviu ainda para discutir diversas temáticas sobre o processo de ensino e de participação da família no ambiente escolar. Alguns assuntos debatidos:

• A importância de dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
  • Necessidade de cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
  • Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho;
  • Valorização do corpo docente e equipe multidisciplinar;
  • Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
  • Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
  • Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola.

Esta foi a primeira reunião de acompanhamento do ano. Estima-se que, ao longo do ano, ainda serão realizados mais três encontros como esse.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Luiz Fernando Bócoli