Abertura JIF 2015
Qui, 21 de Maio de 2015 10:44

Solenidade no Câmpus Muzambinho dá início ao JIF 2015 com a entrada das delegações e espetáculos de dança.

Abertura do JIF 2015 1A cerimônia de abertura oficial dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) aconteceu na noite de ontem, 20 de maio, no Ginásio Poliesportivo do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. Conforme regulamento geral dos jogos, todos os atletas que irão competir nos quatro dias dos Jogos tiveram de participar dessa abertura. As delegações foram divididas por cada Câmpus: Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre.

Além das tradicionais entradas da bandeira e das delegações, o evento esportivo promoveu dois tradicionais momentos: o juramento dos atletas e o acendimento da pira olímpica. A juramentista da cerimônia foi a estudante do técnico em Alimentos Integrado, Natália Justimiano, que é também Campeã Mineira da Federação Mineira de Handebol e Campeã Brasileira dos Jogos Escolares. A chama olímpica foi acesa pela aluna do técnico em Informática Integrado, Marina Martins Aguiar (Tetracampeã Brasileira Invicta de Xadrez), e pela estudante do técnico em Agropecuária Integrado, Jaqueline Eduarda Oliveira Santos (Vice-Campeã Brasileira de Xadrez).

Abertura do JIF 2015 25O Hino Nacional foi apresentado pelo Coral do Câmpus Muzambinho, composto por estudantes de diversos cursos e sob a regência do músico Acácio Donizete Silva Vieira.

A solenidade contou com a presença do Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli, do Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, do Diretor-Geral do Câmpus Poços de Caldas, prof. Josué Lopes, do Representante da Pró-Reitoria de Extensão, Lucas Resende Aarão, da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, da Coordenadora Geral de Ensino, prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, do Coordenador Geral de Assistência ao Educando, prof. Evane da Silva, e do Presidente da Cooperativa-Escola, Washington Pereira.

Além de contribuir para a interação entre os alunos dos diferentes Câmpus do IFSULDEMINAS, a competição pode ser uma porta de entrada para revelação de atletas de destaque brasileiro. No momento dos discursos, o Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, deu as boas vindas aos atletas e desejou sucesso a todos os participantes dos Jogos. Na sua fala de abertura, o Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli, reiterou o apoio aos atletas e incentivou a participação e o empenho de todos eles para as representações regionais e nacionais que o JIF poderá proporcionar.

Abertura do JIF 2015 7Ao final da noite, todos os participantes puderam prestigiar um espetáculo artístico promovido por três grupos de dança. O primeiro número foi realizado pelo grupo de Dança do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho formado por estudantes do Câmpus e pela estagiária do Curso de Educação Física, Rafaela Silva Brício Rezende. Em seguida, a apresentação foi feita pelo Grupo de Ginástica Geral do Câmpus Muzambinho sob coordenação do Professor Tuffy Brant, que também coordena o GEPEGIN (Grupo de Pesquisa e Extensão em Ginásticas) do IFSULDEMINAS. Por fim, o número artístico sob titulo "O Carteiro" foi apresentado pelo grupo Cia D'Artes da cidade de São José do Rio Pardo, sob responsabilidade do prof. Cristiano dos Santos.

O JIF 2015 serve como fase classificatória para etapa regional, que acontecerá em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, entre julho e agosto deste ano. Para ter acesso às tabelas de jogos e chaveamento das equipes, clique aqui.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Talita Carvalho