Cursos técnicos
Seg, 11 de Maio de 2015 08:04

Pesquisa revela que 72% das pessoas que escolhem um curso técnico formam com emprego garantido.

Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas aponta a aceitabilidade do mercado de trabalho com os formandos de cursos técnicos no Brasil. É um dado relevante: 72% das pessoas que escolhem curso técnico formam com emprego garantido. Além disso, o salário de um profissional técnico aumenta 14% a cada ano de estudo.

Uma outra pesquisa - realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) junto ao Ibope - mostrou que 82% dos entrevistados concordam que os profissionais com certificação técnica apresentam salários maiores do que aqueles que não têm formação específica.

De acordo com o MEC, a procura por ensino técnico tem crescido ano a ano. Dados do ministério apontam que houve aumento de 6% deste índice na média nacional de 2013 para 2014. Ainda é pouco, pois apenas 9% dos alunos estão matriculados em escolas técnicas, diferentemente da realidade de diversos países europeus, por exemplo, onde essa porcentagem chega a ultrapassar os 50%.

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO E TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Um dos cursos técnicos mais procurados é o de administração. Depois de formado, o salário de um técnico em administração pode passar de R$ 3 mil. "O curso é direcionado para pessoas que buscam desenvolver o perfil empreendedor e para profissionais que buscam o aprimoramento constante e a qualificação para atuar com competência nos diversos setores empresariais", explicou a Coordenadora do curso técnico em Administração do Câmpus Muzambinho, prof.ª Cristina Lucia Janine Lopes.

Os cursos técnicos em Administração e em Contabilidade são oferecidos na Unidade Prof. José Januário Magalhães do Câmpus Muzambinho. Os profissionais formados nestes cursos podem atuar em funções importantes em qualquer empresa, como planejamento estratégico, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, atividades financeiras e contábeis, planejamento da logística de recursos materiais, bens e serviços, gestão de processos, etc.

Além dos conhecimentos teóricos e das visitas técnicas realizadas em instituições de sucesso, os estudantes do técnico em Contabilidade e em Administração ainda têm a oportunidade de adquirir experiência prática com o projeto de Empresa Júnior.

"Depois de formado, esses profissionais formados no Câmpus Muzambinho podem trabalhar em qualquer área da sociedade em que haja a necessidade de Administração ou de aplicação contábil de um negócio, como: indústrias, comércio, hospitais, fábricas, empresas do governo, escolas e universidades, escritórios de contabilidade", concluiu a prof.ª Cristina.

VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS NO CÂMPUS MUZAMBINHO

O IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho acredita na capacitação técnica e oferece essa modalidade de educação desde a sua inauguração. Recentemente, o Câmpus Muzambinho abriu processo seletivo com 270 vagas em cinco cursos técnicos que começam no segundo semestre deste ano. Clique na imagem e faça sua inscrição.

Texto: Lucas Constantino

vestibular arte