Encontro Técnico
Ter, 05 de Maio de 2015 10:52

Professores e estudantes participam de Dia de Campo e de Encontro Técnico sobre Cafés Especiais.

Encontro Técnico sobre Producao e Comercializacao de Cafes Especiais 15Aconteceu nos dias 30 de abril e 01 de maio um evento que debateu a Produção de Cafés Especiais: Gestão, Qualidade e Inovação. A iniciativa, dividida em duas etapas, reuniu cerca de 70 pessoas, dentre pesquisadores, engenheiros agrônomos, cafeicultores do sul de Minas e Mogiana Paulista e também professores e estudantes do Câmpus Muzambinho.

No primeiro dia, foi realizado um dia de Campo em fazendas das cidades mineiras de Monte Belo, Areado e Conceição da Aparecida. No segundo dia, 01 de maio, o Encontro aconteceu no Auditório do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho e contou com a presença da Diretora do Departamento Educacional, prof.ª Luciana Lopes Mendonça, que fez a abertura do evento, dando as boas vindas aos participantes e apresentando os cursos oferecidos pelo Câmpus Muzambinho.

Encontro Técnico sobre Producao e Comercializacao de Cafes Especiais 17Nesta ocasião, aconteceram diversas apresentações que discutiram os assuntos abordados nas visitas feitas no dia anterior: nutrição do cafeeiro, manejo da parte aérea (podas programadas), manejo de pragas e doenças, cultivo da entrelinha com braquiária, entre outros temas. Após essas exposições, uma mesa redonda presidida pelo Dr. Antônio Guerra, da EMBRAPA Café, debateu todas as questões apresentadas durante os dias do evento. O debate foi moderado pelo Engenheiro Agrônomo Guy Carvalho e pelo professor do Câmpus Muzambinho José Marcos Angélico de Mendonça.

Ao final do dia, depois de todas as apresentações e discussões, todos tiveram a oportunidade de participar, no Laboratório de Classificação do Café, de uma degustação comentada com os cafés das propriedades visitadas.

O evento foi realizado pelo IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho, pela Guy - CR Consultoria e a Embrapa Café e contou com o apoio da SMC/Cooxupé e Super Safra Armazéns Gerais. Todas as fazendas visitadas são parceiras na validação de novas pesquisas coordenadas pela EMBRAPA Café e desenvolvidas pelo Consórcio Brasileiro Pesquisas Cafeeiras.

PARCERIA COM A EMBRAPA CAFÉ

Na oportunidade, foi feito um alinhamento entre as duas instituições para a criação de um grupo de trabalho (pesquisa e extensão) no Câmpus Muzambinho, em parceria com a EMBRAPA Café, Yara Fertilizantes e Guy - CR Consultoria.

"A parceria entre as instituições e principalmente com a participação dos cafeicultores presentes é uma excelente oportunidade de evolução nos trabalhos com café da nossa região. Essa união de forças vai estimular a pesquisa sobre as boas práticas de produção e processamento de café com a qualidade do produto final" concluiu o professor José Marcos Angélico de Mendonça, um dos idealizadores da parceria.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Talita Carvalho e Lucas constantino