Curso de Formação
Qui, 23 de Abril de 2015 09:32

Curso de capacitação em produção de hortaliças está sendo ministrado aos alunos da APAE de Muzambinho.

Desde o dia 13 de abril, um curso de capacitação em Produção de Hortaliças está sendo ministrado a três estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Muzambinho. A iniciativa acontece no Laboratório de Olericultura (LO) do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho e tem promovido aulas aos alunos: Adriano Donizetti Vasconcelos, Paulo Raphael da Silva e Gabriel Felipe Sandrini.

Curso Hortalicas 9Esse treinamento envolve diversas frentes de trabalho e tem por objetivo promover o conhecimento do processo de produção das principais hortaliças cultivadas no LO, como: alface, rúcula, rabanete, chicória, couve-flor, repolho, couve chinesa, chicória, couve folha. Além disso, os alunos podem conhecer os ambientes protegidos e o sistema hidropônico de cultivo.

Ao realizar a produção de mudas de hortaliças, os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre os principais tratos culturais (adubação, capina, plantio). Com esses conhecimentos, conseguem diferenciar, plantar e colher hortaliças. Ao oferecer atividades de campo e com contato social, o curso estimula também a convivência e o trabalho em equipe.

A capacitação está sendo ministrada pelo Coordenador do LO, prof. Bráulio Luciano Alves Rezende, pelo Técnico Agrícola do LO Jéferson Tadeu da Silva, Hélio Donizette Baldão, Alessandro Elias de Souza e pelo aluno monitor da disciplina "Laboratório de Educação e Produção de Hortaliças",  Eduardo Sgorlon (Turma A3Z4).

Todo esse trabalho faz parte do projeto de extensão "Oficina de Formação em Horticultura e Jardinagem" que é promovido por meio de uma parceria entre o IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho e a APAE de Muzambinho. Essa iniciativa é realizada pela equipe: Bráulio Luciano Alves Rezende (Coordenador do Projeto e do Laboratório de Olericultura), Generci Dias Lopes (Coordenador do Laboratório de Avicultura), Jéferson Tadeu da Silva (Técnico em Agropecuária), Juliano Francisco Rangel (Coordenador do Laboratório de Jardinagem e Paisagismo), Ângela Maria Machado dos Santos (Professora da APAE de Muzambinho) e Thays Cristina Reis Olímpio (Terapeuta Ocupacional APAE).

Texto: Bráulio Luciano Alves Rezende
Revisão: Lucas Constantino