Dia da Síndrome de Down
Qua, 08 de Abril de 2015 08:11

Evento promovido por estudantes de Educação Física discute a inclusão social de pessoas com Síndrome de Down.

Nos dias 26 e 27 de março, diversos estudantes do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho realizaram um evento para discutir e conscientizar a inclusão das pessoas com Síndrome de Down. O debate aconteceu próximo ao Dia Internacional da Síndrome de Down, dia 21 de março.

A atividade foi promovida por alunos do 3º período e faz parte da disciplina do curso de Introdução a Educação Física Adaptada. A ação foi coordenada pela professora que ministra a disciplina, profª. Ieda Kawashita, junto ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE).

Na noite do dia 26, o evento envolveu a participação de alunos dos cursos técnicos em Enfermagem, Meio Ambiente, Administração, Contabilidade, Informática, Segurança do trabalho e em Enfermagem e dos superiores em Ciência da Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas e Superior de Tecnologia de Cafeicultura.

Na tarde do dia 27, o auditório do Prédio Pedagógico foi palco para apresentação de vídeos e trabalhos aos estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária, em Alimentos e em Informática e também dos superiores de Ciência da Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Além de promover a conscientização para a inclusão das pessoas com Síndrome de Down na sociedade, o evento buscou proporcionar aos estudantes da Educação Física uma vivência da disciplina e favorecer um ambiente de troca de conhecimentos entre estudantes de outros cursos e experiências de vida.

"Foram apresentados vídeos, cartazes, slides sobre o que é Síndrome de Down e quais as possibilidades dessas pessoas na sociedade. Grande parte da população desconhece o que é a Síndrome e ainda convive com preconceitos a respeito com deficiência, pois consideram sinônimo de incapacidade", enfatizou a professora Ieda Kawashita. Além disso, ela reiterou a intenção do projeto, a partir de exemplos reais, em demonstrar a eficiência das pessoas com Síndrome de Down na sociedade.

Clique aqui o vídeo produzido pelos alunos apresentado no evento

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações da prof.ª Ieda Kawashita
Fotos: Robertto Cavalcanti

Confira as fotos: