Atividades da Olericultura
Seg, 15 de Dezembro de 2014 13:47

Alunos do curso técnico em agropecuária e da Engenharia Agronômica realizam atividades no Laboratório de Olericultura.

Além de produzir hortaliças para atender as demandas do Refeitório e do Posto de Vendas, o Laboratório de Olericultura (LO) tem como objetivos auxiliar e possibilitar diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à área.

No segundo semestre deste ano, os estudantes do curso técnico em Agropecuária (as turmas da modalidade integrado, AGRO B e AGRO D, e também as turmas do subsequente, PMA1Z2 e PMA3Z4) e do curso de Engenharia Agronômica realizaram atividades práticas relacionadas às disciplinas de Laboratório de Educação e Produção de Hortaliças e Olericultura. Esse trabalho foi coordenado pelos professores Bráulio Luciano A. Rezende, Raul Henrique Sartori. Os alunos foram divididos em grupos (compostos por três pessoas em média) e tiveram de conduzir uma cultura durante o semestre. A iniciativa produziu 19 hortaliças diferentes que foram distribuídas entre os grupos de acordo com o curso.

Veja abaixo a divisão das hortaliças entre os cursos:

Técnico Integrado

Técnico Subsequente

Engenharia Agronômica

Alface do grupo Crespa coloração Verde e Roxa

Alface dos grupos crespa, lisa, americana e mimosa.

Tomate dos grupos Santa Cruz e Cereja

Almeirão

Pepino Caipira

Rabanete

Abóbora de moita e de rama

Couve Chinesa

-

Ao realizar essas atividades, os alunos tiveram oportunidade de conhecer as principais técnicas de exploração das culturas. Além disso, puderam realizar projetos de capacitação, planejamento, orientação e sobre as principais culturas olerícolas da região. "Além do trabalho em equipe e da responsabilidade para cuidar de uma cultura, essa iniciativa possibilitou a experiência para os alunos vivenciarem todas as etapas de produção de hortaliças em condições de campo e ambiente protegido", explicou o prof. Bráulio Luciano A. Rezende.

Com o fim das atividades, os professores responsáveis agradecem a todos os estudantes pela excelente execução das atividades de condução das culturas e também aos responsáveis pelo LO que apoiaram e auxiliaram todas as atividades práticas.

A coordenação do Laboratório de Olericultura, sob responsabilidade do Prof. Bráulio (Coordenador), Alessandro Elias de Souza, Hélio Donizette Baldão e Jéferson Tadeu da Silva, está à disposição dos professores que desejam realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão no LO na área de Olericultura.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do prof. Bráulio Luciano A. Rezende.

Confira as fotos: