Rapel
Seg, 15 de Dezembro de 2014 14:00

Alunos do curso Técnico em Agropecuária participam de atividades oferecidas pelo Laboratório de Esportes de Aventura.

Rapel 05

Cerca de 25 estudantes do curso técnico em agropecuária integrado participaram de uma descida de rapel em uma cachoeira da região. Esta atividade aconteceu por meio do projeto de extensão “Atividade Física e Aventura na Natureza” do curso de Educação Fisica do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

O rapel aconteceu na Cachoeira da Eufrásia (Município de Nova Resende-MG) e foi supervisionado pelos professores Thales Teixeira Bianchi, Márcio Bueno e Antônio Sérgio. Além deles, alunos voluntários dos cursos de Ciências Biológicas, Bruno Melo, e do Técnico em Meio Ambiente, Marcos Côrrea, também deram apoio à atividade.

O rapel é uma técnica utilizada em resgates, descidas de pontes e cachoeiras. É uma atividade que utiliza cordas e equipamentos específicos, como mosquetões, cadeirinhas e fitas de segurança. A queda d’água da cachoeira tem cerca de 140 metros de altura. Os estudantes desceram por volta dos 60 metros. Além do rapel, o grupo praticou trekking (caminhada em meio a mata) num percurso de quase três quilômetros.

De acordo com os responsáveis, o objetivo da atividade foi promover a integração dos alunos dos cursos técnicos com os alunos do curso de Educação Física e também inserir uma nova prática esportiva a partir da divulgação dos esportes de aventura. Além disso, essa capacitação promove a conscientização pela conservação e preservação dos rios e matas.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do prof. Thales Teixeira Bianchi.

Confira as fotos: