Boletim Agrícola
Qui, 04 de Dezembro de 2014 13:58

A partir de dezembro, o Câmpus Muzambinho irá disponibilizar um boletim agrícola mensal sobre os cultivos da região.

Além dos boletins climáticos mensais, o Setor de Agrometeorologia do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho irá disponibilizar diversos boletins agrícolas sobre os diversos cultivos, experimentos e trabalhos desenvolvidos por estudantes da instituição que abordam as produções agrícolas da região.

A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria entre o professor Paulo Sérgio de Souza com o ex-aluno do curso de Engenharia Agronômica, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido (mestrando em Agrometeorologia pela UNESP-Jaboticabal).

"Tanto divulgar as informações que são geradas dentro da instituição como também gerar novos estudos sobre o que já está sendo realizado no Câmpus", explicou Lucas Aparecido.

O gráfico abaixo explica a situação atípica que as produções agrícolas enfrentaram no ano de 2014. À esquerda, o gráfico mostra a última normal climatológica (média mensal dos últimos 30 anos pesquisados) e à direita, os dados relatam o balanço hídrico anormal deste ano.

grafico balanco hidrico

Confira o Boletim Agrícola nº1:

Condições climáticas adversas provocam perdas na produção do café do sul de Minas

Realizado pelo estudante Everton Martins, do curso de Engenharia Agronômica, esse estudo apontou perdas de produção da cafeicultura na região. De acordo com esse trabalho, uma das causas principais desse resultado foi a deficiência de água nas plantas e consequente perda na fotossíntese e, com isso, uma menor produção vegetal na agricultura.

Para saber mais sobre esse trabalho, confira o boletim completo no anexo abaixo.

Texto: Lucas Constantino
Arte: Pedro Pioli

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Boletim_Agricola_Dez.pdf)Boletim Agrícola - Nº 1[Publicado no dia 04/12 às 16h11]360 Kb