Dia de Campo - AAFAPO
Qui, 20 de Novembro de 2014 08:50

Projeto SOMA realiza dia de campo sobre boas práticas agrícolas com cafeicultores em Fama.

Em parceria entre o Projeto SOMA e a Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade da Pontinha e Região (AAFAPO), foi realizado um dia de campo sobre boas práticas agrícolas com cafeicultores de Fama e Paraguaçu (MG). O evento aconteceu no Sítio Barreiro, propriedade do Sr. Jairo Luiz Pezoti em Fama, e contou com a participação de diversos cafeicultores integrantes da associação que são assistidos pelo Projeto.

Projeto Soma Em Fama e Paraguacu 5O dia de campo abordou diversas temáticas sobre boas práticas agrícolas: Identificação de pragas e doenças do cafeeiro, técnicas de amostragem para o uso sustentável de defensivos agrícolas, manejo integrado de pragas e doenças, tecnologia de aplicação de defensivos, regulagem e manutenção de equipamentos agrícolas, segurança do trabalhados no manuseio de defensivos agrícolas e primeiros socorros.

O evento contou com a participação de estudantes de diferentes cursos do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. Dentre eles, alguns professores e alunos dos cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Superior em Tecnologia em Cafeicultura e Engenharia Agronômica.

A Coordenação do Projeto e a Comissão de Orientação agradecem a todos os estudantes que contribuíram para o sucesso do Dia de Campo e aos cafeicultores pela participação.

O Projeto SOMA é um trabalho de extensão que existe desde 2009 e atualmente envolve o trabalho de mais de 40 estudantes de quatro cursos diferentes que atendem diversos cafeicultores em quatro estados diferentes: Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Espírito Santo. Em todos esses locais, a iniciativa visa somar o conhecimento técnico que os alunos possuem com a carência na assistência técnica que os cafeicultores necessitam.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do prof. José Marcos Angélico de Mendonça

Confira as fotos: