Nova parceria
Ter, 04 de Novembro de 2014 08:05

Curso de capacitação marca parceria firmada entre Câmpus Muzambinho e o Programa Luta Olímpica.

Nova parceria 03Capacitação realizada entre os dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro marca parceria firmada entre IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho e o Programa Luta Olímpica.

Na ocasião representaram o programa, os profissionais Flávio Cabral, da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA); Sérgio Oliveira, da Federação Paranaense de Lutas (FEPALA); e Luiz Otávio Silva, da Federação Mineira de Lutas Associadas (FMLA). Já o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho foi representado pelo professor Márcio Bueno, do curso superior de Educação Física, e por Alexandre Mesquita, aluno do mesmo curso.

O projeto é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Lutas Associadas - CBLA , juntamente com o Comitê Olímpico Brasileiro, e visa ampliar a prática da luta olímpica para proporcionar o crescimento homogêneo da modalidade, elevando o nível técnico das disputas e proporcionando melhores condições de treinamento aos atletas.

O projeto que será desenvolvido no Câmpus Muzambinho atenderá a alunos do Instituto e da comunidade da região do Sul de Minas Gerais. Segundo o professor Flávio Cabral (CBLA), "este treinamento no Câmpus poderá gerar turmas com alto rendimento, visando as competições nacionais e internacionais como o campeonato pan-americano, os jogos pan-americanos, os jogos olímpicos e os campeonatos mundiais ".

Nova parceria 05Os participantes dessa 1ª capacitação foram atletas da seleção mineira que tiveram aulas teóricas e práticas nos dias 31 de outubro (das 17h às 22h), 1 de novembro (das 8h às 11h e 13h às 18h) e 2 de novembro (8h às 11h) na sala de Tatame da Quadra Poliesportiva do Câmpus.

Nesta 1ª etapa de capacitação foram passados os principais movimentos de luta olímpica, assim como diferentes formas de aquecimento, além de jogos de oposição aplicados em lutas. Nas aulas teóricas foram explicados fundamentos básicos, técnicas em pé e no solo, histórico da luta, regras básicas e terminologia da modalidade.

“A técnica é construída de vários passos e vivência, pois se você vivenciou uma situação previamente, durante a competição será fácil driblar o adversário. Toda entrada tem uma saída e em fração de segundos você perde o jogo. Durante os treinos é bom trabalhar com o aluno, o estímulo e reflexo”, afirmou o professor Sérgio de Oliveira.

Os representantes da CBLA, FEPALA e FMLA darão suporte aos professores pela plataforma de ensino Moodle, por email e pelos encontros presenciais com capacitações. A data da 2ª etapa de capacitação ainda será definida.

Texto e Fotos: Cleciana Rangel.

Revisão: Tatiana de Carvalho Duarte.

Confira as fotos: