1ª Mostra Científica
Seg, 03 de Novembro de 2014 06:40

Alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio promovem 1ª Mostra Científica do Câmpus Muzambinho.

Na última sexta-feira, 31 de outubro, todos os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio realizaram diversos trabalhos práticos que foram apresentados na 1ª Mostra Científica do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. O evento foi organizado em conjunto com todos os professores do Ensino Médio.

A mostra recebeu a visita de cerca de seis escolas de Muzambinho e região, dos alunos dos cursos superiores do Câmpus Muzambinho, dos funcionários e até mesmo dos pais dos estudantes. "O objetivo principal da Mostra é fazer com que os conhecimentos teóricos colocados em sala de aula sejam apresentados de forma prática", comentou uma das organizadoras do evento, professora Vívian Ruela. Ainda segundo ela, os trabalhos envolveram os 550 estudantes dos três níveis do ensino médio e do técnico.

biocombustivelOs projetos foram apresentados de forma espalhada por todo Câmpus: no prédio pedagógico H, na Agroindústria, no prédio da Informática e em outros setores. Alguns trabalhos da Mostra tiveram a temática da sustentabilidade. Estudantes do curso técnico em Agropecuária fizeram uma demonstração a partir de uma maquete (direita) de como os dejetos de animais podem ser reaproveitados para gerar eletricidade (por meio de biocombustível) e insumos agrícolas. "A biodigestão dos dejetos vai gerar gás metano que será usada numa caldeira para gerar energia e manter a granja. O restante é levado para uma piscina de decantação para que seja transformado e aproveitado como insumo agrícola" explicou um dos autores, Augusto Roberto da Silva (Agro-G).

Horta-comunitáriaOutro trabalho apresentado com esse viés foi exposto por alunas do curso técnico em Alimentos. A iniciativa propõe o uso de hortas comunitárias em vias públicas na cidade de Muzambinho. As estudantes fizeram uma representação (esquerda) da proposta utilizando o centro da cidade como modelo para implementação das hortas. "Esse trabalho busca aumentar a absorção de água nos lençóis freáticos, pois essa infiltração nas áreas urbanas é prejudicada pela pavimentação" declarou Larissa Santos (Alim-C), uma das autoras do projeto. Além de ajudar no reabastecimento hídrico dos rios, as hortas podem servir como fornecedora de alimento e como local de interação social entre a população. De acordo com as alunas, o projeto será apresentado ao poder público da cidade para que aconteça sua implementação.

Luva deficiente visualOs estudantes do curso técnico em Informática apresentaram diversos trabalhos, dentre jogos e equipamentos. Uma das interessantes iniciativas realizadas foi a luva com sensor desenvolvida para ajudar na mobilidade de deficientes visuais. O equipamento (direita) foi exposto pelo estudante Luiz Fernando Alves Rodrigues (Info-D) que demonstrou como dispositivo funciona: a luva emite um aviso sonoro quando o usuário se aproxima de algum objeto ou parede, podendo evitar acidentes.

A intenção dos organizadores do evento é promover pelo menos uma Mostra Científica por ano. Dessa maneira, estimular a pesquisa no Câmpus e fomentar maneiras pedagógicas que ajudem o aprendizado com visões práticas do ensino.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: