Jardinagem e Paisagismo
Seg, 20 de Outubro de 2014 09:15

No dia 18 de outubro, aconteceu a Mostra de Jardinagem e Paisagismo 2014 no dia 18 de outubro.

132Aproximadamente 150 pessoas estiveram na Mostra de Jardinagem e Paisagismo 2014 do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho no último sábado, 18 de outubro. O evento começou às 7h30 com inscrições e café da manhã servido no Refeitório do Câmpus. Logo após, foi realizada a abertura da Mostra, conduzida pelo Coordenador do SIEC (Seção de Integração Escola Comunidade), Carlos Esaú dos Santos.

"O objetivo dessa Mostra de Jardinagem e Paisagismo foi demonstrar e incentivar a comunidade com novas tecnologias disponíveis desenvolvidas no Câmpus Muzambinho a partir de áreas experimentais e práticas. Além de demonstrar os ambientes de paisagismo realizados pelos alunos do 8º período da Engenharia Agronômica com materiais reciclados, flores e plantas ornamentais, visando a criatividade, o espírito em equipe e empreendedor dos envolvidos", explicou a prof.ª Ariana Vieira Silva, uma das organizadoras do evento.

O evento foi organizado pela professora Ariana, pelo Coordenador do Laboratório de Jardinagem e Paisagismo, Juliano Francisco Rangel, e pelos estudantes do 8º período do curso de Engenharia Agronômica.

"Como membro da Academia Brasileira de Artistas Florais, achei o evento altamente positivo principalmente pois estamos na hora de divulgar a ecologia e trabalhar em prol a natureza. Fiquei muito feliz em ver a disciplina de Jardinagem e Paisagismo incluída no currículo do curso de Engenharia Agronômica", comentou Maria dos Reis que veio prestigiar o evento.

021O evento e a abertura contaram com a presença do Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli, da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, do Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica, prof. Paulo Sérgio de Souza, e dos realizadores do Evento, prof.ª Ariana Vieira Silva e do Coordenador do Evento e Coordenador do Laboratório de Jardinagem e Paisagismo, Juliano Francisco Rangel.

Alunos dos cursos presenciais de Engenharia Agronômica, do curso PRONATEC de Agricultor Orgânico e Agricultura Familiar, do curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade a distância, produtores rurais, servidores e ex-servidores do Instituto e diversas pessoas de Muzambinho e região tiveram a oportunidade de prestigir o evento. Os participantes ainda concorreram a diversos brindes (inclusive vasos de flores, plantas ornamentais e buquês de copos de leites) sorteados ao longo da Mostra.

A dinâmica do trabalho envolveu quatro estações de campo:

1ª estação: Apresentação no Laboratório de produção de mudas
2ª estação: Noções Básicas da produção de compostagem
3ª estação: Trabalhos de Estaquia
4ª estação: Demonstração dos trabalhos de paisagismo produzidos pelos alunos.

Nesta última estação, realizada na Quadra Poliesportiva 2, foram apresentados os trabalhos artísticos e decorativos com materiais recicláveis. "O uso de materiais descartáveis (considerado lixo) foi o principal tema dos trabalhos apresentados, visando a sustentabilidade. Ou seja, a reutilização desse material pode servir na composição da paisagem de forma artística e decorativa. Na Mostra, foram aproveitados materiais de escritório, de cozinha, de construção civil, vidraçaria, lixos eletrônicos, automotivos, agrícolas e até de bares", explicou Juliano Francisco Rangel. Em todas as estações, os participantes foram acompanhados por monitores.

Texto: Cleciana Rangel.

Revisão: Lucas Constantino.

Fotos: Cleciana Rangel.

Confira as fotos:

Demonstração dos trabalhos de paisagismo produzidos pelos alunos com materiais recicláveis

Galeria de fotos do evento