Educação Inclusiva
Qui, 09 de Outubro de 2014 08:20

NAPNE do Câmpus Muzambinho promove curso de informática e palestra sobre educação para deficientes visuais.

Nos dias 25 e 26 de setembro, o NAPNE do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho promoveu um curso de Informática e uma palestra sobre educação inclusiva para deficientes visuais. Foram realizados dois eventos, um no Câmpus de Machado e outro no Polo de Rede de Alterosa. Com o apoio de professores do Câmpus Muzambinho, Gustavo Kyoshi e Ieda Kawashita, junto ao estagiário do NAPNE, Raphael Gonçalves, os encontros foram ministrados por Bruno Welber, deficiente visual e técnico em informática, e Fiama Guterres, deficiente visual e professora de Braile.

No Câmpus de Machado, o curso de informática teve duração de oito horas e foi apresentado no II Seminário de Educação Inclusiva do IFSULDEMINAS nos dias 25 e 26. No Polo de Rede de Alterosa, dia 25, a palestra envolveu os alunos dos cursos técnicos em Informática e em Enfermagem e teve objetivo o debate de "Como Efetivar o Processo Como Efetivar o Processo Inclusivo em Sociedade".

Esses eventos envolveram professores e estudantes do IFSULDEMINAS, coordenadores e membros do NAPNE, professores de escolas estaduais que trabalham com pessoas com necessidades especiais, professores das APAES da região e diversos interessados sobre o assunto.

Com duração maior, o curso ministrado em Machado contou com três diferentes dinâmicas para demonstração prática da realidade dos deficientes visuais. Na primeira delas, os participantes foram separados em duplas, um deles foi vendado e o outro teve de guiá-lo por um determinado percurso. Num segundo exercício, realizado pela professora Ieda Kawashita, todas as pessoas foram vendadas e algumas bolas com guizos foram usadas para trabalhar a percepção sonora dos envolvidos. Na última dinâmica, todos vendados novamente, os participantes tiveram de trabalhar com o computador de forma que usassem apenas o leitor de tela e atalhos do teclado como referência. Para isso, aprenderam a configurar o leitor e algumas funções simples de um editor de texto e planilha eletrônica.

No Polo de Rede de Alterosa, além da palestra sobre as dificuldades de um deficiente visual nas situações cotidianas, o exercício das duplas - que foi feito em Machado - também foi realizado com os estudantes dos técnicos em Informática e em Enfermagem. Nesta ocasião, o evento contou com o apoio do professores dos cursos técnico em Enfermagem, Noé Djalma Araújo, e do técnico em Informática, Gustavo Kyoshi Pereira Shinoda, que são ministrados a partir do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: