Projeto de Literatura
Ter, 30 de Setembro de 2014 14:29

2º ano dos cursos técnicos integrados em Alimentos e em Informática adaptam obras clássicas da literatura ao vídeo.

02Estudantes do segundo ano dos cursos técnicos integrados em Alimentos e em Informática do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho produziram vídeos adaptando obras clássicas da Literatura.

Adequando a essência de cada história a realidade atual, os alunos produziram vídeos das obras Primo Basílio, de Eça de Queiroz, além de Dom Casmurro e Mémorias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

Produzida por cerca de um mês, a iniciativa foi do professor da disciplina de literatura, Carlos Alexandre Molina Noccioli.

Desde a concepção da atividade até a decisão sobre quais livros seriam utilizados, as escolhas foram feitas democraticamente, sem que uma atividade avaliativa fosse imposta.

A ideia surgiu em sala de aula e os alunos optaram por algumas das obras contidas no programa de estudo da disciplina dentre as escolas literárias romantismo, realismos e naturalismo.

07O objetivo foi promover o trabalho em equipe e a exposição artística por meio das releituras literárias. "Parecia muito complicado no início, mas quando iniciaram as primeiras gravações, todos foram se esforçando para dar certo", comentou a estudante do técnico em informática, Maria Alice. A proposta foi além da área didática. Por exemplo, para a aluna do técnico em informática, Amália Spineli, o vídeo fez com que ela vencesse a própria timidez.

Reunidos em grupos, os alunos aprenderam sobre a importância da habilidade de organização coletiva de projetos com divisão de funções. Foram criados subgrupos responsáveis por tarefas como leitura e adaptação da obra literária à linguagem audiovisual, roteirização, direção, atuação e edição final do curta.

Segundo o professor Carlos Molina, “ao se criar uma pequena produção nos meios tecnológicos mais próximos à realidade dos jovens, conseguimos promover um elo com o texto da nossa tradição literária, levando o conhecimento das obras a um público geral. Soma-se a isso a abertura para a criação artística e a exposição das várias leituras que passam pelas concepções individuais dos recriadores”.

TEXTO: Cleciana Rangel.

FOTOS: Cleciana Rangel.