Olimpíada do Conhecimento
Qui, 18 de Setembro de 2014 13:51

Estudante do Câmpus Muzambinho conquista 3ª colocação em modalidade da Olimpíada do Conhecimento.

Vencedores na Modalidade de Inseminação ArtificialJuarez Alexandre Terra Filho (último à direita), estudante do 2º ano do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, conquistou a terceira colocação na Olimpíada do Conhecimento que aconteceu na EXPOMINAS em Belo Horizonte entre os dias 03 e 06 de setembro. O aluno, que estuda no Câmpus Muzambinho, competiu na ocupação sobre Inseminação Artificial - ao todo, foram 58 ocupações com diferentes temáticas.

Pela primeira vez, três novas temáticas da Agropecuária foram abordadas pela competição: Inseminação Artificial, Agrimensura e Irrigação. Em sua oitava edição, o evento reuniu cerca de 800 competidores, dentre alunos do SENAI, Senac e diversos Institutos Federais de Tecnologia. O objetivo do evento é promover a atuação profissional de estudantes e a troca de experiências entre os campos de pesquisas estudados.

"A Olimpíada é uma porta do conhecimento, onde conhecemos os trabalhos que estão sendo feitos por outras pessoas e para que eles possam também saber o que estamos pesquisando. E é muito bom estar num lugar onde estão reunidos os melhores trabalhos", destacou o estudante Juarez, que ressaltou a importância da prática no ensino técnico para o desenvolvimento profissional.

Além da participação do estudante, o professor Marcelo Simão Rosa foi um dos avaliadores líderes de uma das ocupações da Olimpíada do Conhecimento. Por meio dessa liderança e de um projeto elaborado pela pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, o Câmpus Muzambinho conseguiu diversos recursos para desenvolver a prática de ensino sobre a Inseminação Artificial. Com os equipamentos conseguidos (listagem abaixo) serão utilizados para realizar cursos sobre inseminação artificial:

• 02 troncos para 16 novilhos;
  • 16 animais;
  • 03 botijões com nitrogênio para conservação de sêmen;
  • 16 maletas completas com materiais utilizados para inseminação;
  • 03 descongeladores automaticos de sêmen;
  • 02 conjuntos de método shiva usados para treinamento;
  • Diversos produtos utilizados para bovinocultura.

Para o professor Marcelo Simão Rosa, esses recursos permitirão o Câmpus retomar o ensino de inseminação artificial tanto para os alunos quanto para os produtores da agricultura familiar da região. Segundo ele, a previsão que esses treinamentos já possam ser oferecidos já no fim do mês de outubro. Sobre a participação dos estudantes na Olimpíada, Marcelo comentou que o evento "traz, além da integração entre os alunos e seus trabalhos, uma vivência relevante da prática profissional por meio de uma experiência de atuação que é estimulada por uma competição".

Do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho, participaram do evento também os funcionários Charles Henrique Ribeiro, Adriano Pereira e o estudante Augusto Roberto da Silva (2º do ano do técnico em Agropecuária).

Para saber mais detalhes sobre a participação do IFSULDEMINAS na Olimpíada, clique aqui!

Texto: Lucas Constantino

Confira algumas fotos do evento: