Maratona de Programação
Qua, 17 de Setembro de 2014 10:30

Alunos do curso de Ciência da Computação participam da 1ª fase da XIX Maratona de Programação em Itajubá.

Maratona de Programacao 3Ocorreu no dia 13 de setembro, na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, a primeira etapa da XIX Maratona de Programação realizada pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC.

A escolha das equipes do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho que participaram da competição aconteceu pela IV OLIP - Olimpíada Interna de Programação realizada em junho de 2014 no Câmpus.

As três equipes com a melhor classificação na OLIP foram as selecionadas para representar o Instituto na XIX Maratona de Programação que teve a parte da manhã para o aquecimento e o período das 14 as 19 horas para a disputa.

Competiram 21 times, com três integrantes cada, provenientes de sete instituições distintas. A competição foi realizada, simultaneamente, entre 643 times em 41 sedes espalhadas pelo Brasil, e os alunos tinham que resolver um caderno com 11 problemas e sugerir algoritmos que os solucionassem.

As equipes do Câmpus Muzambinho, que marcaram presença no evento pelo quinto ano consecutivo e obtiveram, ao final, as classificações de 5º, 9º e 10º lugar. Além disso, as mesmas equipes ficaram entre as 100 melhores do Brasil, em um ranking geral. Além disto, foram mais dois alunos como reservas e os mesmos também participaram em mais uma equipe.

Segundo o site do evento, a competição “se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.”

O primeiro lugar da maratona ficou com a equipe "Epic Sax Guys" da UNIFEI. As melhores equipes poderão participar da final brasileira, que ocorrerá de 7 a 8 de novembro na cidade de Fortaleza - CE.

Classificação final das equipes do Câmpus Muzambinho:

Encoders 1
Posição: 5º lugar
Alunos: Alex Santini (7º período), Vinícius Henrique Marangoni (4º período) e Luís Ovídio Viana Podestá (4º periodo).

Encoders 2
Posição: 9º lugar
Alunas: Cláudia dos Reis Silva (6º período), Cláudio Roberto da Silva Alexandre e Guilmour Alves da Silva Cunha

Encoders 3