Atividades de ensino e pesquisa no laboratório de Biotecnologia: cultura de tecidos vegetal do Câmpus Muzambinho. Conheça os trabalhos desenvolvidos no Laboratório
A cultura de tecidos vegetal é uma ferramenta da Biotecnologia com alto potencial de aplicação no melhoramento genético. Consiste num conjunto de técnicas nas quais um explante (célula, tecido ou um órgão) é isolado e cultivado sob condições de plena assepsia, em um meio nutritivo artificial.
Aulas práticas são ministradas no Laboratório de Biotecnologia e cursos relacionados à área de Cultura de Tecidos Vegetal. As linhas de pesquisa do Laboratório são as seguintes: cultivo in vitro e ex vitro de plantas; micropropagação de plantas ornamentais, frutíferas, cafeeiro e medicinais; extração de óleos voláteis e sua aplicação na agricultura.
Até hoje, foram defendidos quatro Trabalhos de Conclusão de Curso com projetos de pesquisa executados no Laboratório com os temas: 1. Efeito de fitohormônios e reguladores de crescimento no enraizamento de estacas de Hyptis marrubioides. 2. Simulação do efeito inseticida do óleo essencial de Hyptis marrubioides no controle de Zabrotes subfasciatus em ambiente fechado. 3. Germinação in vitro e ex vitro de Oenothera sp.. 4. Efeito do óleo essencial de Hyptis marrubioides no controle da broca-do-cafeeiro.
Atualmente, dez trabalhos estão sendo desenvolvidos e levam os seguintes títulos: 1. Germinação in vitro de Coffea canephora cv. Tropical em diferentes meios de cultura e ambientes de cultivo. 2. Influência da sazonalidade e do extrato de tiririca no enraizamento de estacas de azaléia. 3. Estabelecimento in vitro de segmentos apicais de azaléia. 4. Luz azul, vermelha e branca no crescimento in vitro de hortelã-do-campo. 5. Germinação in vitro de café submetido a diferentes profundidades de inoculação e fontes de açúcares. 6. Efeito do extrato do estigma do milho no desenvolvimento de explantes in vitro de hortelã-do-campo. 7. Influência da luz na germinação de sementes in vitro de Chrysanthemun anethifolium. 8. Efeito do soro de leite no desenvolvimento in vitro de explantes de hortelã-do-campo. 9. Efeito dos fitoreguradores bap e ana no cultivo in vitro de rosa vermelha. 10. Micropropagação de híbridos de Coffea arabica L. em biorreator de imersão temporária.
Equipe: Coordenação: Professora Dra Priscila Pereira Botrel Laboratorista: Jéssica Azevedo Batista Professores orientadores: Anna Lygia Resende Maciel e Felipe Campos Figueiredo
Estagiários e alunos envolvidos em projetos de pesquisa:
- Sônia Marina Alves
- Juliana Vieira
- Juliana Camila
- Marlene Leriano
- Liliane Silva Gomes
- Giovanna Cerqueira
- Renata Amato Moreira
- Danilo Anderson da Silva
- Cyntia dos Santos
- Paula Castanho Borges
Confira as fotos:
|