Semana das Apaes
Ter, 26 de Agosto de 2014 15:58

APAE realiza semana para discutir políticas educativas de inclusão. Conheça os projetos do Câmpus na associação.

Entre os dias 21 e 28 de agosto, aconteceu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com o tema "Construindo uma história de igualdade de oportunidades para todos!", a APAE de Muzambinho realizou diversas palestras e apresentações culturais durante a semana.

O IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho mantém uma forte parceria com a APAE do município, onde diversos projetos de extensão são realizados. Um dos trabalhos que acontece na Associação é o "Informática na Educação Especial" que é realizado pelos alunos do curso de Ciência da Computação, Erlon Charles e Raphael de Paiva Gonçalves, e coordenado pela professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

DSC 0922Além desse projeto, acontece também a "Oficina de Formação – Modalidade Horticultura e Jardinagem", que visa ensinar as práticas de manejo da horticultura por meio dos alunos e dos próprios canteiros que a APAE possui em suas dependências. Essa cpacitação é feita com cerca de 20 estudantes e é realizado pelas professoras da Associação sob a orientação técnica do professor Bráulio Luciano Alves Rezende, coordenador do Laboratório de Olericultura, do coordenador do Laboratório de Jardinagem e Paisagismo, Juliano Francisco Rangel, e do coordenador do Laboratório de Avicultura, Generci Dias Lopes.

foto-3Outro trabalho desenvolvido pelo Câmpus Muzambinho é o Projeto de Iniciação Desportiva Adaptada que atende não só a APAE de Muzambinho, mas também a de Guaxupé. Realizado desde 2012 por alunos do curso de Educação Física e orientados pela professora Ieda Mayumi Sabino Kawashit, o projeto promove a prática de Bocha Paralímpica, Ginástica Artística e Rítmica para cerca de 35 estudantes das Associações atendidas.

Ainda sobre o assunto, durante os dias 21 a 27 de setembro, acontece a 12ª Semana de Ação Mundial que promove o Direito à Educação Inclusiva - por uma escola e um mundo para todos. Esta campanha vai acontecer em todo o Brasil e contará com uma série de atividades para discussão. Para conferir a programação, acesse o blog: www.semanaacaomundial2014.wordpress.com.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos da Semana: