Projeto Apae
Ter, 26 de Agosto de 2014 07:42

Parceria entre o Câmpus Muzambinho e a Apae do município realiza projeto de Horticultura e Jardinagem.

No último dia 15 de agosto, o projeto "Oficina de Formação - Modalidade Horticultura e Jardinagem" promoveu uma aula prática de plantio de hortaliças para os alunos da APAE de Muzambinho. Com o auxílio do professor Bráulio Luciano Alves Rezende, coordenador do Laboratório de Olericultura do Câmpus Muzambinho, do funcionário do Laboratório, Hélio Donizette Baldão, e da professora Ângela Machado, os alunos da APAE plantaram diversas hortaliças nos canteiros da Associação.

DSC 0922O projeto envolve todo o processo de plantio e colheita das hortaliças. Couve, alface, chicória, almeirão e as outras plantas serão colhidas pelos próprios estudantes e utilizadas no refeitório da própria instituição para alimentação. Desde 2008, o projeto é realizado a partir de uma parceria entre o IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho e a coordenação da APAE.

O trabalho busca auxiliar na manutenção da horta da Apae com a doação de mudas e visitas técnicas com a orientação de professores e técnicos do Câmpus Muzambinho. Na vivência com a prática, os encontros auxiliam na identificação, qualificação e capacitação do aluno por meio de atividades laborais e, com isso, despertam um maior interesse quanto às aspirações pessoais, autonomia, independência e reinserção social.

De forma complementar, os conteúdos acadêmicos são trabalhados a partir interdisciplinaridade em sala de aula. Para integrar o conteúdo, as oficinas são preparadas no intuito de transferir o aprendizado adquirido na prática com situações similares em casa ou até mesmo para uma possível inserção no mercado de trabalho.

O projeto atende cerca de 20 estudantes da APAE e é executado pela professora da APAE, Angela Machado, e pela Terapeuta Ocupacional da APAE, Thays Olimpio. O IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho oferece o apoio técnico do coordenador do Laboratório de Olericultura, professor Bráulio Luciano Alves Rezende, do coordenador do Laboratório de Jardinagem e Paisagismo, Juliano Francisco Rangel, e do coordenador do Laboratório de Avicultura, Generci Dias Lopes.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: