Projeto Soma
Seg, 25 de Agosto de 2014 08:06

Câmpus Muzambinho participa da abertura do 1º Concurso de Qualidade de Café de Cabo Verde - MG.

Uma solenidade de abertura do 1º Concurso de Qualidade de Café foi realizada na última sexta-feira, 22 de agosto, na Câmara Municipal de Cabo Verde. O evento foi organizado pela Associação de Cafés Especiais de Cabo Verde em parceria com o IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho por meio da atuação do Projeto SOMA.

Na ocasião, foram apresentados os principais tópicos referentes ao Concurso, bem como a documentação necessária para a participação dos cafeicultores do município e região. Houve também uma explanação sobre o Projeto SOMA e as diversas formas de atuação junto aos produtores parceiros. Estiveram presentes representantes de organizações de produtores, da EMATER-MG, da Prefeitura Municipal e de cafeicultores associados à ASSPROCAFÉ.

A realização do concurso de qualidade de café é uma das ações vem sendo desenvolvidas pelo PROJETO SOMA e a ASSPROCAFÉ. A partir dessa parceria, os trabalhos foram iniciados em maio deste ano a realizou visitas às propriedades cafeeiras por estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Cafeicultura, que tratam de assuntos relacionados às boas práticas agrícolas e de processamento para a produção de cafés de elevada qualidade, com certificação e associativismo.

Atualmente, o Projeto SOMA conta com o apoio de oito orientadores de diferentes áreas do conhecimento do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho e estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho e também os alunos da Engenharia Agronômica e Tecnologia em Cafeicultura que desenvolvem ações extensionistas em três estados brasileiros (MG, SP e PR).

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações de José Marcos Angélico de Mendonça.

Confira as fotos: