Avaliação de Qualidade
Qui, 14 de Agosto de 2014 10:10

Projeto do curso de Alimentos realiza avaliação de qualidade do doce de leite produzido no Câmpus Muzambinho.

Na última terça-feira, 12 de agosto, um projeto de um aluno do curso técnico em Alimentos realizou uma avaliação sensorial para mensurar a qualidade do doce de leite produzido no IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. O projeto está sendo desenvolvido pelo estudante do 3º ano integrado do curso técnico em Alimentos, Kristian Barbosa, pela coordenadora e orientadora do trabalho, professora Taís Carolina F. de T. Sartori, e pela co-orientadora, professora Alessandra Sandi.

A avaliação sensorial foi realizada no Refeitório do Câmpus Muzambinho. O projeto tem o objetivo de avaliar a qualidade físico-química e sensorial do doce de leite produzido pelo Câmpus Muzambinho e comparar o produto com outras quatro marcas comerciais produzidas na região do sul mineira.

Num primeiro estágio da pesquisa, foi realizada análise físico-química no laboratório do Bromatologia e Água. Nesta segunda etapa, a intenção da avaliação sensorial determinou a preferência dos provadores com relação a atributos específicos das amostras (cor, odor, textura e sabor) e em relação ao aspecto global do consumo do doce.

Além de ser uma ferramenta importante no controle de qualidade do doce de leite, esta análise possibilita a comparação com marcas já consagradas e produzidas na nossa região. O projeto está cadastrado no NIPE e no CNPq.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações da profª. Taís Carolina F. de T. Sartori

Confira as fotos da etapa de análise sensorial do projeto: