Aula prática
Qua, 21 de Maio de 2014 14:47

Estudantes do curso de Piscicultura participam de aula prática sobre produção de peixes

No último sábado, 17 de maio, os alunos do curso de Piscicultura realizaram uma aula prática nos viveiros de criação de peixes no Sítio Guanandi no bairro Monte Alverne no Município de Muzambinho. O curso faz parte do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Para o professor do curso de Piscicultura, Ronei Aparecido Barbosa, as aulas práticas aprofundam o conhecimento teórico dos alunos. “É necessário aproximar o objeto estudado (peixes) dos alunos e, assim, dar significado constante ao que se estuda. Os problemas e situações vividos no campo enriquecem o futuro profissional e dão segurança quanto às recomendações do manejo em Piscicultura”, comenta o prof. Ronei.

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de:

• Treinar o uso do disco de Secchi;
  • Reconhecer e recomendar controle de Macrófitas (plantas que crescem próximas ou dentro dos viveiros);
  • Identificar estruturas Anatômicas de peixes carnívoros e planctófagos;
  • Treinar captura dos animais;
  • Avaliar a saúde geral dos peixes;
  • Avaliar e recomendar manejo para os viveiros.

Com a diminuição da produção de peixes de água salgada (processo extrativo e limitado), a Piscicultura, especialidade da Aquicultura, vem despertando interesse de muitos produtores. Ao produzir um alimento de origem animal com alto valor proteico, a criação de peixe propicia ao proprietário rural uma nova oportunidade comercial. Essa nova fonte de renda aproveita áreas improdutivas ou de baixo rendimento agropecuário e as transforma em um local propício à produção de peixes, aumentando a produtividade e faturamento do produtor rural.

No entanto, entre os vários desafios encontrados pela Piscicultura no Brasil, um deles é a falta de profissionais capacitados com conhecimento teórico e prático para atuarem na área. Neste sentido, o curso de Piscicultura realiza aulas práticas com o objetivo de aplicar o conhecimento teórico desenvolvido em sala, treinar a capacidade de observação e desenvolver a segurança necessária nos alunos para intervir em situações problemas do cotidiano profissional.

É importante ressaltar que, embora a aula se desenvolvesse em ambiente de campo, os animais utilizados foram capturados e abatidos de forma a promover uma insensibilização mais rápida sob uma perspectiva do bem-estar do animal, evitando o sofrimento intenso e prolongado.

A aula prática contou com a colaboração da professora Rose Mary Siqueira Shaw, proprietária do sítio Guanandi, e do professor do curso de Piscicultura, Filipe Silva Pereira.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do professor Ronei Aparecido Barbosa