Dia de Campo
Seg, 24 de Março de 2014 14:01

Dia de Campo da Fruticultura ensina sobre o plantio, manejo e processamento do figo maduro

No último sábado, dia 22, aconteceu o dia de campo da Fruticultura no Câmpus Muzambinho. Os participantes do evento puderam aprender sobre a produção e processamento do figo. Um dos objetivos do encontro é dar visibilidade às frutas que são pouco conhecidas e que podem servir de alternativas para os produtores da região.

"Um dos nossos intuitos é mostrar técnicas do figo maduro, pois a maior parte das pessoas conhece somente o figo verde", declarou o professor de fruticultura, Paulo Sérgio de Souza. Voltado aos alunos do técnico em agropecuária, da Engenharia Agronômica e aos produtores rurais da região, o dia de campo aconteceu em duas etapas que discutiram a produção do figo (plantio, manejo da cultura, poda e colheita) e o processamento da fruta (doces e consumo in natura).

Depois da aula, o produtor rural Lúcio de Oliveira mostrou interesse em começar o plantio de figo na sua propriedade. Para ele, a plantação desse fruto é "uma alternativa muito lucrativa para nossa região e que pouco conhecemos".

Na ocasião, o tecnólogo em Cafeicultura, Pedro Alberto, pôde tirar suas dúvidas sobre a produção do figo, já que ele começou recentemente o plantio da fruta em sua propriedade. "O Instituto está no caminho certo de mostrar outras alternativas de produção ao pequeno produtor", comentou ele.

Além de buscar a integração entre pesquisa e extensão, o dia de campo complementa o ensino dos alunos que organizam ou participam do evento. "Pra nós, alunos, o dia de campo é uma oportunidade para aprendermos sobre assuntos que, muitas vezes, não encontramos nas salas de aula", afirmou a graduanda do 7º período de Engenharia Agronômica, Madelene Gonçalves Sousa.

O encontro aconteceu no setor de Fruticultura e foi organizado pelo professor de fruticultura, Paulo Sérgio de Souza, pelo técnico do setor de Fruticultura, Gentil Luiz Miguel Filho, pela professora da Agroindústria, Bianca Sarzi de Souza e pelos alunos do técnico em Agropecuária e da Engenharia Agronômica que fazem parte do Grupo de Fruticultura do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho