Reunião PIBID
Qui, 20 de Março de 2014 08:57

Alunos e professores aprovados no edital do PIBID 2014 se reúnem pela primeira vez

No dia 17 de Março de 2014, aconteceu a primeira reunião do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) com os novos alunos e professores que foram aprovados no edital de 2014 para o curso de Licenciatura de Ciências Biológicas. O projeto é coordenado pelas professoras Isabel Ribeiro do Valle Teixeira e Jaqueline Carlos Funayama.

Nesta primeira reunião os alunos puderam se conhecer e se apresentarem aos professores das escolas municipais de Muzambinho que participarão do projeto. No encontro, os alunos e professores discutiram os possíveis projetos que serão desenvolvidos nas escolas com a temática: Meio Ambiente/Educação Ambiental.

O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

O objetivo principal do projeto é incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica. Para isso, os estudantes de licenciatura se inserem no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica e desenvolvem atividades didático-pedagógicas. Sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola, os alunos da licenciatura têm a oportunidade de vivenciar a teoria e a prática na docência da educação básica.

O programa aceita a participação de alunos voluntários. Os interessados em participar podem procurar as coordenadoras do projeto ou a coordenação do curso de Ciências Biológicas (Prof. Daniela F. C. Cruvinel).

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações da Daniela F. C. Cruvinel