Prática de ensino
Sex, 14 de Março de 2014 10:09

Cursos de Ciências Biológicas e Educação Profissional e Tecnológica participam de curso de Práticas de Ensino de Biologia

06Alunos do 5º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do 3º período do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica participaram do curso de Práticas de Ensino de Biologia. Ministrado pela professora Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, o curso aconteceu no dia 12 de março.

Com o objetivo de apresentar diferentes métodos de aulas e novas dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem, os alunos foram divididos em grupos e puderam optar por temas de Ciências ou Biologia para ministrarem suas próprias aulas através de diferentes metodologias.

“O curso visou trabalhar as relações entre conteúdo e aprendizagem do ensino de Ciências e Biologia", afirmou Daniela.

Para a professora, "o ensino somente se torna eficaz quando o aluno realmente aprende. O professor deve direcionar todo o seu trabalho para aprendizagem de seus alunos. E, para que o ensino se realize, é importante que o professor entenda que o processo cognitivo evolui a partir das aproximações sucessivas, permitindo a reorganização e reconstrução do conhecimento”.

A fim de despertar o interesse dos alunos e promover um aprendizado eficiente, cada grupo escolheu a metodologia mais adequada à sua aula.

Os grupos foram divididos e ministraram as respectivas temáticas com os métodos descritos abaixo:

Grupo 1: Juliana, Juliana, Simone e Márcia - aula sobre Zoologia para Ensino Fundamental e aplicaram uma prática realizando origamis em diferentes formatos de seres vivos.

Grupo 2: André, Zilda, Adriana - aula sobre a Molécula do DNA para o Ensino Médio e desenvolveram um jogo, utilizando o método lúdico de aprendizagem.

Grupo 3: Jaqueline e Janaína - aula sobre Características dos Seres Vivos para Ensino Fundamental. Para isso, as alunas realizaram uma atividade prática com desenhos realizados pelas próprias crianças que posteriormente foram compartilhados em formato de um "livrinho", denominado "Compartilho Conhecimento".

Grupo 4: Melina, Paulo Henrique, Fiulyan, Vanessa - aula sobre o Sistema Reprodutor Feminino para Ensino Médio e as explicações sobre o sistema foram dadas a partir de um boneco.

Grupo 5: Juliana Camila, Beatriz e Thayná - aula sobre Vulcões para Ensino Fundamental. As alunas fizeram uma simulação de um vulcão em erupção e, com isso, conseguiram abordar também a temática das reações químicas.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações da professora Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel.

Confira as fotos: