Aprovação no Mestrado
Ter, 10 de Dezembro de 2013 11:41

Alunos de Engenharia Agronômica do Câmpus Muzambinho são aprovados em mestrado da UNESP.

imgGraduandos do 8º período do curso de Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, são aprovados no programa de pós-graduação stricto sensu da UNESP Jaboticabal – SP.

Um dos alunos foi o Lucas Eduardo O. Aparecido que ingressou na Escola em 2007 no curso técnico em agropecuária concomitante ao ensino médio e durante 3 anos foi residente pedagógico do setor de Fruticultura.

Em 2010 o aluno passou a cursar Engenharia Agronômica, no decorrer da graduação participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (FAPEMIG), desenvolveu diversos trabalhos, participou de vários congressos, além de ter atuado como professor de Jardinagem e Piscicultura no programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC).

O outro aluno aprovado foi Estevan Teodoro Santana Penha. O discente ingressou no Instituto em 2007 quando cursou o técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. Neste período obteve também a especialização técnica em olericultura.

O conhecimento adquirido no ensino médio do Instituto possibilitou a aprovação, em 2010, em quatro Instituições de Ensino Superior, UFLA, UFRRJ, UFES e IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho optando pela Engenharia Agronômica na última.

img2Durante a graduação o aluno foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), duas vezes bolsista institucional e desenvolveu vários projetos de pesquisa.

Estevan declara seu apreço pelo Câmpus Muzambinho e diz: “Agradeço a todos que me ajudaram a conquistar este mérito, tenham certeza que cada um que passou por mim sem dúvida alguma me acrescentou algo, por menor que seja, e que veio a culminar neste momento que é de imensa alegria. Agradeço a Deus, aos meus amigos, professores e servidores pelo apoio e, sobretudo à minha família que sempre me apoiaram e compartilharam dos meus momentos.”

Segundo o professor e orientador, Prof. Paulo Sergio de Souza, os dois alunos participaram ativamente da pesquisa desde o primeiro ano que ingressaram no Curso de Agronomia mostrando interesse e dedicação aos estudos e a pesquisa, conseguiram ser bolsistas, participar dos eventos científicos, desenvolvidos pelo IFSULDEMINAS e também de congressos na área de fruticultura e publicação em revistas. E devido a este trabalho foram selecionados entre os cinco melhores alunos, com direito a bolsa do curso de mestrado do Programa de Produção Vegetal da UNESP, Campus de Jaboticabal com início em 2014.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações de Lucas Eduardo Oliveira Aparecido.