Visita ao Palácio do planalto
Qui, 05 de Dezembro de 2013 11:36

Dilma Rousseff recebe convidados no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência realizado no Palácio do Planalto.

cão guiaNessa terça-feira, dia 03 de novembro, aconteceram no Palácio do Planalto as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Na ocasião, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ressaltou que temos que valorizar todas as ações que removam barreiras e limites para as pessoas com deficiência.

Durante a cerimônia vários convidados estiveram presentes, dentre eles representantes de diversos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil.

Para representar o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho compareceram à solenidade o diretor-geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues, a professora Rosângela de Assis Lopes Rodrigues e a professora Diana Cuglovici Abrão.

home depenDiana foi a representante do Instituto quando apresentado o projeto Cão-guia. O projeto nasceu em 2010 como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE e, posteriormente, tornou-se uma das ações do “Viver sem Limite”, Plano Nacional para pessoas com deficiência do Governo Federal.

O primeiro Instituto a receber o Centro de Treinamento de Cães-guia foi o Instituto Federal Catarinense – Câmpus Camboriú, sendo que estão em construção seis novos centros em diferentes Câmpus do País.

Dentre eles, consta o Câmpus Muzambinho que já está com as obras em fase avançada para que o projeto seja inaugurado em breve e, no encontro no Palácio do Planalto, nossa representante Diana foi convidada a encontrar-se com a presidente e demonstrar o quanto os cães são dóceis.

O cachorro levado chama-se Maximus, pertence ao Instituto Federal Catarinense e foi agraciado com um carinho de Dilma que ressaltou que tem um apreço especial pelo projeto pois ele garante maior autonomia aos cegos.

Ainda durante a cerimônia Dilma Rousseff discursou sobre as normas e parâmetros de aposentadoria para deficientes e decretou condições diferenciadas para concessão de aposentadorias por idade e por tempo de contribuição.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Assista aqui:

discurso da Presidente Dilma Rousseff

entrevista com o diretor-geral e com a professora Diana

Ouça aqui o áudio, na íntegra, do discurso de Dilma Rousseff

Confira as fotos: