Homenagem a José Rossi
Qua, 04 de Dezembro de 2013 06:13

JoseRossiHomenagens nunca serão suficientes aos homens que não mediram esforços pelos seus próximos. Dito isso, não há palavras que possam descrever tamanha contribuição realizada pelo ex-aluno e ex-diretor do Câmpus Muzambinho José Rossi.

Em 20 de fevereiro de 1953, o jovem de 15 anos, filho de Juanita Rossi e de Teófilo Rossi e natural de Guaxupé, José Rossi, dava os seus primeiros passos na estrutura do então Colégio Agrícola de Muzambinho. Aluno e amante do Colégio, já nessa época seria possível perceber a qual causa dedicaria boa parte da sua vida.

De 1953 a 1954 realizou o curso de Iniciação Agrícola, de 1955 a 1956 de Maestría Agrícola e, fortalecendo ainda mais suas raízes com o Colégio, em 1957 realizou o curso de Técnico Agrícola.

Concluindo seu ciclo no Colégio Agrícola de Muzambinho em 1958, não demorou muito tempo para retornar aos estudos e, em 1959, já participava de cursos pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena. Assim, por volta de 1961 o ex-aluno retorna a casa como professor e ainda aprimora seus estudos tornando-se pós graduado em Metodologia de Ensino.

Sua paixão pelo Colégio o levou a querer guiar e orientar como seriam realizados os próximos investimentos e quais rumos tomaria o Colégio em sua dedicação ao ensino de jovens da região. Assim, em 06 de abril de 1967 foi eleito diretor-geral estendendo sua gestão até 1988. Durante esse período o Colégio viu um dos seus momentos de maiores mudanças e de maior crescimento.

Foi durante sua gestão que o colégio foi transferido do Ministério da Agricultura para o Ministério da Educação e Cultura, foi extinto o Curso Ginasial passando a funcionar apenas como Colégio Agrícola, formou-se a primeira turma de Técnicos em Agropecuária e deu-se o início aos planos de expansão do Colégio.

Em 1977 começou a primeira etapa dessa ampliação com a construção do pavilhão para administração, a reforma dos alojamentos e a construção de um reservatório de 30 mil litros de água.

Por todos seus feitos, deixando a direção em 1988, José Rossi não demorou muito a ser reeleito dirigindo novamente a então Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho – MG a partir de nove de maio de 1990, aposentando-se em 1991 mas mantendo-se no cargo até 03 de maio de 1994.

Esse foi mais um período de grandes contribuições de José Rossi que dedicou uma vida a essa escola. Foram anos dedicados como aluno, contribuindo com sua história de vida, seus questionamentos, e com a experiência e inocência presente apenas nas almas das crianças. Foram ainda muitos anos dedicados como professor, passando seu conhecimento teórico, prático e ensinando aos jovens, que por aqui passavam, a semear o mesmo amor que ele tinha pela escola.

E para garantir ainda mais que seu nome ficaria marcado na história do Câmpus Muzambinho, dedicou vários anos de sua vida a direção, não apenas de um núcleo escolar, mas do ambiente que já podia chamar de casa. Por isso, José Rossi fez Jus a homenagem através do recebimento da Comenda Juscelino Kubitscheck do Conselho Nacional dos Diretores das Escolas Agrotécnicas Federais.

Nascido em 1938, casado com a Srª. Venturosa Rossi e pai de três filhos, em 02 de dezembro de 2013, José Rossi nos deixou. São tantos os agradecimentos e as homenagens merecidas por José Rossi que, como disse no início do texto, nossas palavras não seriam suficientes. Assim, cientes de que seu nome marcou nossa história, cientes de que muito devemos a esse grande homem, marido e pai e de que sua contribuição foi essencial para todas as evoluções ocorridas por aqui, deixamos registrada a nossa singela homenagem, o sentimento de saudade de seus colegas, amigos e familiares e a certeza de que seus feitos nunca serão esquecidos.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.