Acessibilidade web
Qua, 06 de Novembro de 2013 10:46

Projetos do Câmpus Muzambinho trabalham com aplicações web dentro de parâmetros de acessibilidade.

Realizados no IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho dois trabalhos com base no projeto “Acessibilidade Web” visando facilitar o acesso dos usuários, portadores de necessidades especiais, às plataformas online.

Os trabalhos Bic Jr. e o Projeto de Conclusão de Curso em Bacharel em Computação resultaram em sites dentro dos parâmetros de acessibilidade para Web para as APAES das cidades de Monte Belo e Guaxupé, respectivamente.

O projeto “Acessibilidade Web” é coordenado pelo professor dos cursos de Ciência da Computação e Técnico em Informática, Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva e já resultou em um artigo publicado na 5º Jornada Tecnológica do IFSULDEMINAS.

O professor foi orientador de ambos os trabalhos, sendo que o trabalho Bic Jr. é de responsabilidade do aluno do 3º ano em Técnico em Informática, Fábio Marcelino da Costa Junior e recebeu financiamento da FAPEMIG e o Projeto de Conclusão de Curso foi realizado pelo estudante de Ciência da Computação, Rhuan Costanzo de Souza.

Segundo o professor Ramon, “Na atualidade muitos processos são realizados por meio de sites da internet. Contudo, a maioria das páginas espalhadas pela web não estão preparados para serem acessadas por pessoas portadoras de necessidades especiais. Isso causa um sério problema de exclusão. A utilização de técnicas adequadas para o desenvolvimento Web pode solucionar problemas nessa perspectiva. Neste sentido, foi criado o projeto “Acessibilidade Web”, que tem como objetivo pesquisar Web Standards (padrões web) para a criação de páginas web acessíveis a qualquer pessoa. A utilização de Web Standards no desenvolvimento web ainda contribui para a criação de páginas que podem ser acessadas a partir de qualquer tipo de dispositivo, como notebook, tablet ou smartphone.”.

Segundo os responsáveis pelas APAEs de Guaxupé e Monte Belo o site poderá contribuir de diversas formas para as instituições, mas principalmente na divulgação das realizações da instituição, dos eventos beneficentes promovidos e na prestação de contas.

Os sites produzidos podem ser conferidos através dos links abaixo.

Site para a APAE de Monte belo: http://www.apaemontebelo.org.br/
Site para a APAE de Guaxupé: http://guaxupeapae.w.pw/