Qua, 09 de Outubro de 2013 08:46

IFSULDEMINAS lança novo sistema de inscrição para o Vestibular. Inscrições abertas até 07/11.

Clique e faça sua inscrição

Teve início nesta segunda-feira, 7 de outubro, o período de inscrições para o Vestibular 2014 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). O processo seletivo oferece 2.019 vagas em quase 60 cursos, nos níveis técnico e superior. As inscrições estão abertas até 7 de novembro.

O candidato que for se inscrever terá disponível o novo sistema de inscrições, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação do IFSULDEMINAS. A página, que foi elaborada a partir das demandas identificadas em processos seletivos anteriores, deixou o procedimento mais didático e com mais informações, de forma a facilitar a efetivação do ingresso.

Ao acessar a página, o candidato deverá fornecer o CPF, a data de nascimento e selecionar a opção “Edital 23/2013 – Vestibular 2014”. A partir daí, iniciará os passos obrigatórios do processo de inscrição. Terá que preencher seus dados pessoais; fornecer um e-mail válido, para onde serão enviadas informações sobre a inscrição; escolher o curso e o câmpus onde pretende estudar; responder ao questionário socioeconômico; e finalizar a inscrição, gerando o boleto para pagamento da taxa (R$ 25 para cursos técnicos e R$ 50 para cursos superiores).

A inscrição é confirmada somente após o pagamento. Para os cursos da modalidade PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), a inscrição é gratuita. O pagamento deve ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil. O prazo máximo de quitação é 8 de novembro. A isenção da taxa pode ser solicitada entre 7 e 18 de outubro pelos candidatos que atenderem aos requisitos do edital.

Opções de cursos

O IFSULDEMINAS tem várias opções de formação. Quem irá cursar o Ensino Médio e deseja ter uma formação técnica, pode optar por um dos cursos técnicos integrados. Já quem possui o Ensino Médio completo, deve escolher um entre os cursos de graduação ou um entre os cursos técnicos subsequentes.

Entre as opções de formação profissional disponíveis estão cursos técnicos de Agropecuária, Informática, Alimentos, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Edificações, Meio Ambiente, Vestuário, Comunicação Visual, Mecânica, Eletrotécnica, Agrimensura, Administração, Química; e cursos de graduação como Engenharia Agronômica, Educação Física, Ciência da Computação, Matemática, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Redes de Computadores, Licenciatura em Computação, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Cafeicultura.

Os cursos são oferecidos nas unidades do IFSULDEMINAS localizadas nas cidades de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Há ainda oportunidades nos polos de rede de Capetinga e Guaxupé.

Metade das vagas são destinadas a pessoas que atenderem aos requisitos da política de cotas. Além disso, o IFSULDEMINAS destina 5% das vagas para pessoas com deficiência comprovada em laudo médico. No caso dos cursos superiores, 70% das vagas serão disponibilizadas pelo SiSU, cujo ingresso ocorre com a nota obtida no Enem.

As provas estão marcadas para o dia 1º de dezembro, das 8h às 12h, nos respectivos locais de oferta de cursos. Outras informações podem ser obtidas na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular.

Texto: Ascom Reitoria
07/10/2013