Mestrado Institucional
Sex, 04 de Outubro de 2013 08:30

IFSULDEMINAS firma convênio com Unifei para oferecer mestrado a servidores.

Por meio de convênio firmado entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), servidores efetivos poderão participar do processo seletivo para o Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade da Unifei, que terá início no primeiro semestre de 2014. O período de inscrições se inicia nesta sexta-feira, 4 de outubro, e segue até 4 de novembro.

Podem se inscrever servidores que possuem graduação completa em qualquer área de atuação, sendo, preferencialmente, em Ciências Sociais ou Ciências Sociais Aplicadas. O objetivo do programa é formar pesquisadores, docentes para o Ensino Superior e líderes na gestão do desenvolvimento social.

O curso oferece até 20 vagas, sendo distribuídas conforme as duas linhas de pesquisa. Serão reservadas 10 vagas para alunos que iniciarão o curso regularmente no início de 2014 (aulas concentradas nas sextas-feiras à noite e sábado). No processo seletivo, também estão previstas 10 vagas para alunos de atualização (aluno especial), com vistas a efetivação em 2015. Cinco delas serão destinadas ao IFSULDEMINAS. As aulas acontecerão em Pouso Alegre e no câmpus sede da Unifei, em Itajubá.

O mestrado é inteiramente gratuito, uma vez que foram disponibilizados recursos da Reitoria para custeio operacional de execução do convênio.
Os interessados deverão postar na plataforma de inscrição, em formato pdf, os seguintes documentos:

• Formulário de inscrição eletrônico preenchido (disponível em neste link)
• Foto 3x4;
• Documento de identidade;
• Histórico escolar da graduação;
• Diploma de graduação;
• Cópia do Curriculum Vitae no formato Lattes.
• Proposta de Pesquisa.

Além disso, é importante que os servidores do IFSULDEMINAS confirmem a inscrição com a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI) pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , para que o setor emita a relação de candidatos da instituição. Quem possui doutorado e tem interesse em ser coorientador, também deve encaminhar dados e dúvidas à PPPI, pelo e-mail acima.

O processo seletivo é composto por duas etapas eliminatórias: exame escrito e análise e arguição do Currículo Lattes e Projeto de Pesquisa. O exame está marcado para 13 de novembro, das 14h às 17h.

Acesse o edital e confira a bibliografia de apoio.

Texto: Luciana Rambaldi
Revisão: Joarle Magalhães