Projeto Upgrade
Sex, 23 de Agosto de 2013 15:38

1º Ciclo de Oficinas para atualização de conhecimentos na área de Informática

Entre os dias 28 e 30 de agosto acontecerá no IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho nos laboratórios de informática (Prédio Pedagógico de Informática) a inicialização do Projeto Upgrade - 1º Ciclo de Oficinas em informática que será ministrada pelos próprios alunos do curso de Ciência da Computação.

Este evento é organizado pela coordenação do curso superior de Ciência da Computação e pelo Diretório Acadêmico. As Oficinas estão abertas para alunos de Ciência da Computação, Técnico em Informática e comunidade em geral.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de agosto. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

O documento com as ementas dos cursos estão disponíveis em anexo.

Habilidades técnicas na área de informática dificilmente são construídas apenas através de atividades de ensino, com alunos e professores dentro de um laboratório ou sala de aula, uma vez que esta é uma das áreas que mais sofrem mudanças e atualizações. Em curtos períodos de tempo surgem novas ferramentas, linguagens de programação, tecnologias de hardware e software, dentre outros.

Todos os alunos dese ramo precisa de estímulos e oportunidades para se manter atualizado ao longo do curso, além de adquirir uma postura de sempre buscar o conhecimento quando estiver atuando, já profissionalmente, no ambiente de trabalho escolhido para exercer um ou mais dos diversos papéis na área escolhida, tais como Analista de Sistemas, Gerente de Projetos, Arquiteto de Software, Gerente de Banco de Dados, Redes, dentre outros.

Além disso, segundo o escritor francês Joseph Joubert, “Ensinar é aprender duas vezes”. Com este pensamento, é extremamente necessário criar alternativas para complementar o ensino regular, através do desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão em computação. Sendo assim, o Projeto Upgrade pretende dar a oportunidade aos alunos de estudarem e pesquisarem tecnologias interessantes, organizarem e ministrarem cursos e oficinas para os demais alunos do curso e para a comunidade em geral.

Este projeto busca em questão, intitulado “Upgrade”, contribuir com o desenvolvimento das habilidades técnicas que os alunos do curso de Ciência da Computação devem adquirir ao longo dos quatro anos de estudos, criando oportunidades para a realização de cursos e oficinas de atualização técnica em computação, os quais serão ministrados por alunos do curso de Computação, cujo público alvo são os próprios colegas, mas também alunos dos cursos técnicos em informática e a comunidade em geral.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

28, 29 e 30 de Agosto

Laboratórios do Prédio Pedagógico de Informática

Inscrições até 21 de agosto (quarta-feira).

Inscrições através deste link

O documento com as ementas dos cursos estão disponíveis em anexo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (PROJETO UPGRADE _ Gincana Tecnologica 2013.pdf)Cronograma[ ]159 Kb