Recorde de inscrições
Sex, 02 de Agosto de 2013 16:18

Olimpíada Brasileira de Agropecuária: 519 equipes participam da 3ª edição

Competição organizada pelo IFSULDEMINAS recebeu 1.527 inscrições de estudantes de 24 estados e de 85 instituições de ensino. Plataforma para acesso à fase virtual estará disponível no dia 5 de agosto

Com recorde de inscrições, a terceira edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) começa oficialmente nesta segunda-feira. A partir do dia 5 de agosto, as equipes já poderão iniciar o cumprimento dos desafios propostos nas etapas eliminatórias da competição organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Por meio da plataforma disponível no endereço www.ifsuldeminas.edu.br/obap, os participantes terão acesso às primeiras questões que deverão ser solucionadas.

Na edição 2013, a OBAP contabiliza inscrições de 1.527 estudantes de 24 estados brasileiros, números que tornam a olimpíada uma das maiores competições científicas nacionais destinadas a jovens de cursos técnicos. Até outubro, 519 equipes de 85 instituições de ensino, sob a coordenação de 316 professores orientadores, vão participar das etapas classificatórias e eliminatórias do concurso, cujo tema principal é Fruticultura e Sustentabilidade.

De acordo com o diretor de Pesquisa do IFSULDEMINAS, Eder Sacconi, o total de inscritos foi 25% maior, se comparado ao do ano passado. “Uma das maiores surpresas foi o interesse até de instituições privadas, como a Fundação Bradesco”, comenta, destacando o reforço dado à divulgação da OBAP. “Outra medida que também contribuiu muito foi a possibilidade dada aos orientadores, que vão poder coordenar quantas equipes quiserem e não apenas uma, como nos anos anteriores”, explica.

Contabilizadas as equipes da categoria Integrado (para alunos que cursam os ensinos médio e técnico simultaneamente) e Subsequente (só ensino técnico), o Ceará foi o estado brasileiro que inscreveu mais equipes, com um total de 78. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (42) e Minas Gerais (41). Os discentes do IFSULDEMINAS participam representados por seis equipes, sendo duas do Câmpus Inconfidentes, uma de Machado e três de Muzambinho.

Parceria com a EMBRAPA

Nesta edição, a elaboração das questões das provas está a cargo dos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que firmou parceria técnico-científica com o Instituto Federal. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Bregagnoli, essa colaboração, feita pela primeira vez, elevará o nível das avaliações.A participação da EMBRAPA, maior empresa de pesquisa no cenário brasileiro e umas das principais do mundo, vem reforçar a ação afirmativa do IFSULDEMINAS em propor tal atividade. Com o apoio estrutural e de recursos humanos deles, o próximo passo a ser obtido é a internacionalização”, destaca.

A OBAP é um dos maiores eventos da Rede Federal de Educação, Profissional e Tecnológica, único do gênero na Rede reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição é constituída de três fases, sendo duas virtuais e a terceira presencial. Na primeira, classificatória, as equipes devem acessar a plataforma entre 5 e 9 de agosto para resolver 20 questões de múltipla escolha nas áreas descritas no conteúdo programático. A etapa seguinte (eliminatória e classificatória) ocorre entre entre 12 e 16 de agosto, com a aplicação de outras 20 questões pela internet.

Além disso, as equipes classificadas deverão enviar o estudo de caso proposto, referente ao tema da Olimpíada. O envio é pré-requisito para participação na fase presencial, marcada para os dias 11 e 12 de outubro, em Machado (MG). Na segunda etapa da fase presencial, somente os alunos participarão. Cada integrante fará prova individual contendo 20 questões objetivas e quatro questões discursivas. Com as notas individuais será feita uma média, somada à nota final da equipe.

Texto: Ascom - Reitoria