Gestão informatizada
Seg, 01 de Julho de 2013 14:21

IFSULDEMINAS adota novo sistema de gestão de processos

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) passa a ser hoje um dos 17 institutos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que aderiram a novidades na administração. Começou a funcionar nesta segunda-feira (1º), o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), com o objetivo de informatizar, de forma mais eficiente, os processos administrativos que circulam nos diversos setores da instituição, em todas as suas unidades.

Criado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e disponibilizado à Rede Federal por intermédio do Conif, o Suap substitui e amplia o que era oferecido pelo antigo Sistema Unificado de Gestão Acadêmica (“Siga Protocolo”), que tornou-se limitado pela inviabilidade de atualizações. Serão beneficiados servidores que trabalham com abertura e tramitação de processos ou qualquer cidadão (servidor ou não) interessado neles. Para acessar, basta informar o número do processo e o CPF do envolvido.

02

Segundo o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Fábio Corsini, a característica “modular” do SUAP, permite a possibilidade de fragmentar o processo de instalação, focando o trabalho em um módulo de cada vez. Porém, os módulos são integrados entre si e também aos sistemas do SERPRO (do Governo Federal), não sendo necessário inserir a mesma informação duas vezes. Inicialmente, estará em funcionamento apenas o módulo protocolo, pois ele é requisito primordial para outros módulos. Após a conclusão, será possível direcionar as ações de implantação aos módulos de Gestão de Pessoas, Contratos, Patrimônio e Almoxarifado. “Serão priorizados os módulos de maior impacto para a instituição”, declarou o diretor.

01Na Reitoria, servidores foram apresentados ao Suap pelo analista em Tecnologia da Informação, Ivan Pereira. Ele lidera um grupo de trabalho multicâmpus, especialmente designado para a implantação do sistema, formada por representantes de cada unidade que também apresentaram as novidades aos antigos usuários do Siga de cada câmpus. “O Suap é um bom sistema é pode atender perfeitamente as necessidades do Instituto”, diz o analista, que não tem dúvidas sobre a qualidade da nova ferramenta. Ivan prevê que, tão logo seja possível, a implantação de outros módulos poderá ser iniciada.

As novidades terão influência direta no trabalho de vários servidores, como para a secretária de Administração do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Regiane Magalhães. Ela já começou a usar o sistema e acredita que algumas coisas terão de ser ajustadas ao cotidiano do IFSULDEMINAS, embora, na opinião dela, ainda seja muito cedo para avaliar. Mesmo assim, Regiane observa: “a criação dos módulos vai facilitar uma aproximação com servidores, já que cada um vai ter a liberdade de acessar e saber em que situação realmente se encontra o processo, algo que o antigo Siga não permitia.”