Login



MDL na Suinocultura
Qua, 05 de Junho de 2013 16:49

Setor de Suinocultura promove a prática de mecanismos de desenvolvimento limpo visando a redução na emissão de poluentes

04Desde março de 2006, o setor de Suinocultura do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho, visando a recuperação e conservação do meio ambiente e promover a educação ambiental de seus discentes, vem desenvolvendo a alternativa do MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), que implica em assumir responsabilidades a fim de reduzir as emissões de poluentes e promover o desenvolvimento sustentável.

Através do Prof. MSc. Marcelo Antonio Morais e da Técnica em Agropecuária Mara Quintiliano, o setor já conta com 100% de seus resíduos tratados.

A unidade de tratamento de resíduos é constituída por Biodigestores que são ferramentas adequadas para diminuir a poluição causada por dejetos e agregar valores através de seus subprodutos.

O biogás que é utilizado como fonte de aquecimento e biofertilizante nas áreas agrícolas do Câmpus Muzambinho, além de reduzir a emissão de gases geradores do efeito estufa na atmosfera e a contaminação dos lençóis freáticos e dos cursos de água, ainda ajuda a melhorar a higiene e o padrão sanitário do plantel.

Em 2012, visando buscar mais fatores que contribuam com a sustentabilidade o setor iniciou a recuperação de uma APP (Área de Preservação Permanente) que têm a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar da comunidade.

Para o ano de 2013 o setor está com um projeto já elaborado para recuperar o restante das APPs, com início na segunda quinzena do mês de outubro.

Embora o setor esteja contribuindo em seu papel de buscar a sustentabilidade, os responsáveis dizem que essas ações ainda representam muito pouco. Cabe, agora, aos profissionais da área fazerem sua parte e desenvolverem instrumentos, metodologias e estratégias práticas que não fiquem apenas no papel, mas que tornem viável um programa de recuperação ambiental com ampla abrangência.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho