Projeto SOMA
Qui, 09 de Maio de 2013 07:08

Dia de Campo promove discussão sobre "Produtividade, Sustentabilidade e Qualidade do Café FAIR TRADE"

Ocorreu no dia 01 de maio, na cidade de Caconde - SP, dia de campo na Fazenda Fonte Coberta, propriedade do Sr. João Matias de Oliveira Dias.

O evento é uma das ações do Projeto SOMA, em parceria com a Associação Agropecuária Barra Grande, e foi realizado em duas etapas. Cerca de 11 alunos participaram, pela manhã, de visita às estações de campo e, à tarde, de uma degustação de café no Laboratório Móvel de Qualidade de Café do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Segundo o coordenador do Projeto SOMA, Prof. José Marcos Angélico de Mendonça, o tema do dia de campo foi "Produtividade, Sustentabilidade e Qualidade do Café FAIR TRADE" e foram discutidos temas como a amostragem de solo para a recomendação de corretivos e fertilizantes para o cafeeiro; fatores importantes na pré-colheita; manejo da colheita; processamento do café (via seca e via úmida); secagem; e armazenamento do café.

O evento ainda contou com uma degustação dos 10 cafés finalistas do Concurso de Qualidade dos Cafés de Caconde de 2012, realizado pelo IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Estudantes que participaram dos trabalhos: Luiz Paulo Baquião, José Carlos Fante Neto, Thales Eugênio de Brito, Marcos Fernando de Morais, Dênis Henrique Silva Nadaleti, Hully Alves Rocha, Priscila Aparecida Carmozini, Rodrigo Volpe, Matheus Augusto Alves, Wellington Carlos de Faria, Rodolfo Henrique Marcondes, do Curso de Agronomia.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Confira as fotos: