1º aluno aprovado
Qui, 21 de Março de 2013 14:17

IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho tem o primeiro aluno aprovado no programa Ciência sem Fronteiras

02O aluno, do 6º período, do curso de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho, Francisco José Nardi Filho, foi contemplado com uma bolsa de estudos no exterior, através do Programa Ciência sem Fronteiras (CSF). Ele embarca rumo aos Estados Unidos no mês de Junho, onde permanecerá durante um ano estudando na University of Missouri, na cidade de Kansas.
Francisco Nardi vive em Guaranésia, estuda no Câmpus Muzambinho desde 2011 e possui um excelente rendimento acadêmico, além de ser um aluno querido pelos seus professores e colegas.

Segundo o aluno, ele sempre teve o desejo de estudar no exterior, porém, mesmo com o incentivo de vários professores, somente após entrar no mercado de trabalho teve a possibilidade de fazer um curso de inglês, que é um dos pré-requisitos do programa.
Juntamente com o aluno Robson, que ainda aguarda seu resultado no programa, eles buscaram todas as informações e seguiram os passos que poderiam levá-los ao aceite por uma universidade americana.

Segundo Francisco, após escolhido o país ao qual gostariam de concorrer as vagas, ambos fizeram sua inscrição, tiraram seu passaporte e realizaram o teste do TOEFL iBT que verifica as habilidades de interpretação e audição de texto, escrita e fala da língua inglesa.

Além desse processo, os alunos ainda preencheram algumas fichas de inscrição para participar da seleção que envolve diversas universidades americanas. Itens como matérias que você deseja cursar, o que você busca no exterior e o que você deseja trazer de conhecimento para o Brasil, devem ser preenchidos.

O CSF é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização do conhecimento à medida que promove intercâmbios para os alunos que se tornam aptos a manter contato com sistemas educacionais competitivos. É importante observar que a fluência/certificação da língua do país de destino é um dos pré-requisitos para concorrer às cotas de bolsas do programa.
Mais informações sobre o CSF podem ser obtidas através do endereço http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do aluno Francisco Nardi e pela Coordenadora do Curso de Ciência da Computação, Prof.ª Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.