Login



Intercâmbio
Seg, 11 de Março de 2013 15:09

Aluno do IFSULDEMINAS fará intercâmbio em fazenda de trigo nos Estados Unidos

willianRealizar o sonho de se capacitar na área de mecanização agrícola em uma grande propriedade rural fora do Brasil. É com essa expectativa que o estudante Willian César Freiria, do quinto período de Engenharia Agronômica, viaja no próximo dia 18 de março. Ele vai para os Estados Unidos, onde fará intercâmbio acadêmico durante nove meses. O aluno do Câmpus Muzambinho é o primeiro do IFSULDEMINAS a realizar esse tipo de experiência, graças às parcerias firmadas pela Assessoria Internacional.

"Me sinto vencedor por ter sido pioneiro. Minha expectativa é grande, pois me foquei muito na área de mecanização agrícola e também quero melhorar meu nível de inglês. Meu pai só tem o ensino fundamental e quando me viu indo para os Estados Unidos, foi uma alegria muito grande", contou.

Para conseguir embarcar, Willian, que é da cidade de São Sebastião do Paraíso, começou a planejar sua ida há cerca de quatro meses, quando se inscreveu no Communicating for Agriculture Education Program (CAEP). Gerido por uma organização de intercâmbio, com sede no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, o programa oferece estágios práticos em agropecuária no exterior. Com o apoio do professor Aluízio Borém, da Universidade Federal de Viçosa, ele conseguiu se inscrever, fornecendo duas cartas referência, currículo e autobiografia. Além disso, passou por uma entrevista em inglês, realizada no Brasil. Com a inscrição aprovada, os dados foram enviados para Minnesota e disponibilizados para os contratantes.

"Em novembro, recebi o contato de um fazendeiro da cidade de Taylor. Ele fez entrevista comigo a respeito de maquinários e técnicas agrícolas utilizadas em sua fazenda. No começo de janeiro, entrou em contato de novo e fechou a minha contratação", explicou Willian.

Em seu intercâmbio, o aluno irá trabalhar na colheita e no plantio de culturas como o trigo de primavera, mostarda, canola e milho, operando máquinas usadas na propriedade Bernhardt Farms, localizada no estado de Dakota do Norte. A fazenda tem aproximadamente 8 mil acres e possui os mais modernos equipamentos de oficina e tratores. Para exercer as atividades, receberá auxílio mensal para cobrir gastos com alimentação e moradia. O estágio se estende até 15 de novembro de 2013 e o retorno de Willian ao Brasil está previsto para 3 de dezembro.

Os programas da CAEP são realizados em fazendas ou empresas rurais. Os jovens recebem alojamento, alimentação e uma boa remuneração (por hora ou mensal). Os participantes devem ter o visto especial (J-1), de estágio e/ou trabalho temporário, emitido pela Embaixada Americana. A oportunidade é aberta para estudantes de cursos universitários ou cursos técnicos relacionados às áreas de agropecuária e alimentos. Outras informações sobre o programa, acesse www.caep.com.br.

Texto: Joarle Magalhães

Fotos: Arquivo pessoal Willian Freiria

willian1