Ingresso pelo SiSU
Seg, 07 de Janeiro de 2013 11:25

IFSULDEMINAS tem 404 vagas abertas para inscrição pelo SiSU

Interessados em ingressar em um dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) devem ficar atentos ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições da primeira chamada devem ser realizadas entre 7 e 11 de janeiro, no endereço http://sisu.mec.gov.br/. Podem se inscrever pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e que tiraram nota maior do que zero na prova de redação.

No IFSULDEMINAS, 404 vagas são destinadas ao SiSU, ou seja, 70% do total. Há oportunidades para os câmpus Inconfidentes, Machado e Muzambinho, nos seguintes cursos de graduação: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Redes de Computadores, Licenciatura em Computação e Informática, Tecnologia em Cafeicultura, Tecnologia em Alimentos, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Ciência da Computação. Clique aqui e veja a relação.

A modalidade de concorrência (por cota) poderá ser escolhida pelo candidato no ato da inscrição, sabendo-se que, em atendimento à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, 50 % das vagas do IFSULDEMINAS são reservadas a quem estudou todo o ensino fundamental e médio em escolas públicas, que tenha renda mensal per capita até 1,5 salário mínimo ou que seja autodeclarado pardo, preto ou indígena. Há também mais 5% das vagas reservadas na instituição para pessoas com deficiência comprovada.

São duas as opções de curso. Enquanto o prazo das inscrições não for encerrado, o candidato poderá alterar e atualizar seus dados no site http://sisu.mec.gov.br/, assim como suas opções de cursos e/ou instituições. É de responsabilidade exclusiva do candidato manter-se atualizado sobre notas de corte, convocações, documentação necessária para matrículas entre outras informações, através do acesso contínuo ao site.

Serão feitas duas chamadas: a primeira a ser divulgada no dia 14 de janeiro e a segunda em 28 de janeiro. Ao ser convocado, o candidato deverá se dirigir à instituição para realizar a matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro, em caso de primeira chamada, ou nos dias 1, 4 e 5 de fevereiro, no caso de segunda chamada. Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse à sua primeira opção de curso por meio do portal do Sisu, entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro.

Para se inscrever, basta usar o CPF ou o número de inscrição no Enem, além da senha cadastrada no sistema do Enem, que será a mesma utilizada pelo Sisu. Quem perdeu a senha do Enem deverá recuperá-la no site do exame. Os participantes poderão se inscrever em até duas opções de opções de vaga, especificando suas opções em ordem de preferência e incluindo a instituição, o local de oferta, o curso e o turno pretendidos.

Diariamente, o sistema emitirá um boletim informando a nota de corte de cada curso, para que o candidato saiba se sua nota do Enem é suficiente para concorrer à vaga, e a classificação parcial do candidato, em seu boletim individual. Porém, a nota de corte não é calculada em tempo real, e sim uma vez ao dia. Por isso, ela não é uma garantia de que o candidato será selecionado para a vaga disputada.

Clique aqui e acesse o cronograma completo do SiSU.

Veja o edital do SiSU no IFSULDEMINAS

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS