Login



Colônia de abelhas
Qui, 06 de Dezembro de 2012 09:01

Com a ajuda de alunos, setor de Apicultura retira colônia de abelhas que estava ameaçada

Uma colônia de abelhas conhecidas como “guira” ou “iruçu mineira” foi salva de ser eliminada no dia 3 deste mês. Elas pertencem ao grupo dos meliponíneos, que no Brasil tem cerca de 400 espécies, e são conhecidas como abelhas indígenas, sem ferrão ou nativas. Seu nome científico é Geotrigona mombuca (Smith).

Seu ninho estava localizado no subsolo próximo ao setor da Coordenação Geral de Serviços Gerais do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho e, devido a uma construção que será realizada no local, as abelhas tiveram que ser retiradas. Depois de sua colônia ter sido encontrada pelos colaboradores que trabalham no local, o professor Celso Antônio Spaggiari Souza pediu ao responsável pelos setores de Apicultura e Meliponicultura, Rubens Marcelo de Castro, para tentar salvá-la. A empreitada teve início no dia 30 de novembro. A profundidade foi de 3,90 m por 0,94 de diâmetro. Com a ajuda dos alunos, as abelhas foram retiradas e transferidas para a colmeia padrão.

De acordo com Rubens, “embora tenha dado um pouco de trabalho, nos sentimos felizes, com a sensação de dever cumprido por ter conseguido localizar a colônia”.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações do servidor Rubens Marcelo de Castro