Grêmio Estudantil
Qui, 29 de Novembro de 2012 11:37

Diretoria toma posse em cerimônia no auditório do Prédio Pedagógico

Os estudantes do cursos técnicos (Médio, Subsequente e PROEJA) do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho passam a contar com um importante órgão de representatividade junto à direção-geral e também à Reitoria. No último dia 27 de novembro, tomou posse a primeira chapa do Grêmio Estudantil, que terá mandato de um ano. A cerimônia aconteceu no auditório do Prédio Pedagógico (H), onde o termo de posse foi assinado.

Participaram a diretora de Desenvolvimento Educacional, Valéria de Rezende Pereira, que representou o diretor-geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues; a coordenadora-geral de Administração e Finanças, Regina Maria da Silva; além dos alunos que passaram a compor a diretoria do Grêmio Estudantil. São eles: Luiz Henrique Assunção (presidente); Rodrigo Moreira Albano da Silva (vice-presidente); Tainara Pádua dos Santos (primeira-secretária); e Ânderson Peres Vieira (primeiro tesoureiro).

Estudante do 2º ano do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Luiz Henrique assume a presidência do Grêmio com a responsabilidade de envolver mais os alunos nas atividades escolares. “Vamos tentar implementar projetos que possam acontecer de verdade, com o apoio da direção. Primeiramente, queremos investir mais na semana da agropecuária e na semana de alimentos, pois vemos que esses eventos não estão tendo muita abrangência, queremos dar mais importância a eles. Também achamos importante abrir pontos de estudos em braile e libras para atender aos alunos com necessidades especiais que estão chegando”, afirma.

A sede onde funcionará o Grêmio Estudantil já está em estudo e deverá ser definida em breve. “O professor Luiz Carlos pediu para escolhermos a nossa sala e estamos vendo onde vamos nos instalar. A partir disso, montaremos uma escala para receber os alunos dos turnos diurno e noturno”, explica.

O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. É o órgão máximo de representação dos estudantes dos cursos técnicos do Instituto Federal. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no ambiente escolar como na comunidade. Um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos em atividades como a organização de campeonatos, palestras, projetos e discussões, de modo a fazer com que os discentes tenham voz ativa na vida escolar.

Texto: Joarle Magalhães