Login



Canoagem-Juventude
Qua, 28 de Novembro de 2012 10:44

Muzambinho sedia campeonato de canoagem inédito no Brasil

Com a realização do 1º Festival Brasileiro de Canoagem-Juventude, nos dias 24 e 25 de novembro, Muzambinho passou a pertencer oficialmente ao circuito nacional da modalidade. A competição movimentou a Chácara Pousada das Garças (represa do Bia), na zona rural da cidade. Jovens atletas de vários estados do Brasil passaram o fim de semana competindo nas provas de canoa e caiaque. Na modalidade feminino, as atletas de Muzambinho, Cíntia Grazielli (14 anos) e Caroline Casagrande (15), saíram vitoriosas e agora se preparam para viajar. Os vencedores da competição se classificaram para o Australian Youth Olympic Festival 2013, que ocorre em Sydney, na Austrália, entre os dias 16 e 20 de janeiro.

O 1º Festival Brasileiro de Canoagem-Juventude foi promovido por meio da parceria entre o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), além do apoio da Solidariedade Olímpica Brasil. A abertura oficial aconteceu no sábado à tarde e reuniu o diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues; o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner; o ex-canoísta húngaro Csaba Czantó, representante da Federação Internacional de Canoagem (FIC), o secretário municipal de Esportes, Luciano Santini, entre outras autoridades.

Na ocasião, Tomasini anunciou a possibilidade de Muzambinho receber investimentos do Governo Federal para implantação de um laboratório de desenvolvimento da canoagem, que seria administrado pelo curso de Educação Física do Instituto Federal. A definição sobre o assunto deve sair nas próximas semanas. Já Luiz Carlos reafirmou o compromisso da instituição em apoiar o desenvolvimento da canoagem no Brasil. “O Câmpus Muzambinho tem que abrir fronteiras, pois nossa função é ser útil à sociedade e descobrir os talentos da região. Estamos aptos a preparar os atletas para participar de competições em várias modalidades”, declarou.

Atletas de Muzambinho

Os atletas participaram de provas nas categorias Slalon (sábado) e Velocidade (domingo). Seis estudantes do Câmpus Muzambinho também competiram. “Este ano treinamos mais para participar, estamos começando agora, fizemos apenas dois meses de treino. Para competir mesmo, vamos nos preparar para o ano que vem”, contou Felipe Poscidônio, um dos alunos envolvidos. Também integravam o time do IFSULDEMINAS Lucas Oliveira, Vinícius Sousa, Jéferson Souza, Otávio Silva e Lucas Ribeiro.

O treinamento deles, como o das meninas que venceram a competição, foi coordenado pelo ex-aluno Pedro Sousa Carvalho e pelo discente Kaíque Torres. “Não tivemos tempo de planejamento, por isso priorizamos a técnica da remada. Mas vamos continuar trabalhando com os alunos, visando às principais competições no ano que vem”, explicou Pedro Carvalho.

As atividades do 1º Festival Brasileiro de Canoagem-Juventude tiveram apoio do pelotão do Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso, que enviou pessoal e equipamentos de salvamento aquático. Cerca de 60 alunos de vários períodos da Educação Física também deram apoio técnico à equipe da CBCa. Além disso, o Câmpus Muzambinho preparou uma estrutura especial no lago da Pousada Chácara das Garças. Foram montadas tendas para a organização e para os atletas, além da plataforma usada como ponto de partida das provas. Para João Tomasini, “este foi apenas o começo do planejamento traçado para tornar o Brasil um centro de desenvolvimento da Canoagem-Juventude”. “Com apoio que estamos recebendo do Instituto Federal, atingiremos esse objetivo”, ressaltou.

Escola de Treinadores de Canoagem

Na noite de sábado, 24, também foi realizada, na Câmara Municipal de Muzambinho, a entrega dos certificados para os alunos que concluíram o curso de Formação de Técnicos Internacionais, Nível 1 e 2, oferecido pela Escola de Treinadores de Canoagem. Na solenidade, estiveram presentes o o coordenador do curso e integrante da CBCa, Heros Ferreira, e o diretor Luiz Carlos Machado. Profissionais de várias cidades do Brasil, como o orador da turma, Evaldo Malato, que veio de Belém (PA), receberam a carteira de registro de técnico. O curso foi dividido em etapas, realizadas em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. De Muzambinho, participaram o professor Thales Bianchi, do curso de Educação Física, e Pedro Carvalho.

Durante a cerimônia, Luiz Carlos anunciou que o mesmo curso começaria a ser oferecido pelo Câmpus Muzambinho, já entre os dias 26/11 e 02/12. Além disso, falou também sobre a implantação do Centro Nacional de Treinamento da Canoagem na cidade, com a construção de um lago às margens da BR-491 (rodovia Muzambinho/Guaxupé), em local próximo ao trevo de entrada do câmpus. Outra novidade anunciada refere-se à oferta do Curso de Metodólogo, uma capacitação a ser implantada em 2013 que irá preparar profissionais para atuar em diversas modalidades esportivas. A iniciativa trará para Muzambinho alunos de outros países para se capacitar no Instituto Federal.

Texto: Joarle Magalhães

Fotos: Cleciana Rangel e Joarle Magalhães

Confira a matéria divulgada no site da Confederação Sulamericana de Canoagem

Assista à cobertura feita pela EPTV Sul de Minas:

Vídeo Jornal da EPTV

Vídeo Jornal Regional

Fotos 1º Festival Brasileiro de Canoagem-Juventude:

Fotos cerimônia de entrega dos certicados Escola Nacional de Canoagem: