1º Festival de Canoagem
Sex, 23 de Novembro de 2012 09:19

Muzambinho torna-se “capital” da canoagem por uma semana

Com apoio do IFSULDEMINAS serão realizados na cidade o 1º Festival Brasileiro de Canoagem-Juventude e o Curso de Formação e Desenvolvimento de Treinadores

A partir desta sexta-feira, 23 de novembro, Muzambinho se tornará a “capital” da canoagem brasileira. Tudo isso em virtude do 1º Festival Brasileiro de Canoagem-Juventude, evento que acontece de sexta a domingo sob os moldes do recente Jogos Olímpicos da Juventude (YOG). Logo após o encerramento da competição, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) promove mais uma etapa do Curso de Formação e Desenvolvimento de Treinadores de Canoagem Velocidade, considerado hoje uma referência no cenário esportivo brasileiro. Os dois eventos acontecem com o apoio e organização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Câmpus Muzambinho, e Solidariedade Olímpica - Brasil (SO).

O 1º Festival de Canoagem-Juventude é um evento inédito no Brasil e traz ao país o renomado Csaba Czantó, ex-canoísta húngaro na década de 1960 e hoje representante da Federação Internacional de Canoagem (FIC) na promoção e desenvolvimento da Canoagem da Juventude em todo o mundo. Czantó também participará no curso de treinadores como palestrante do evento.

De acordo com o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, “este é apenas o começo do planejamento traçado para tornar o Brasil um centro de desenvolvimento da Canoagem da Juventude e, com apoio que estamos recebendo, atingiremos esse objetivo”, ressaltou.

O evento é resultado da parceria firmada em 2012 entre o Câmpus Muzambinho e a Confederação Brasileira de Canoagem. Desde o mês de agosto, um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação Física promove aulas da modalidade para cerca de 70 crianças visando à descoberta de futuros talentos que poderão competir nos Jogos Olímpicos.

Festival de Canoagem-Juventude

O Festival de Canoagem-Juventude já tem a participação confirmada de cerca de 40 atletas brasileiros. As provas começam no sábado, às 9h. O evento contará como seletiva para o Australian Youth Olympic Festival 2013, que se realizará em Sydney, na Austrália, entre os dias 16 e 20 de janeiro. Além da prova na água, os atletas deverão cumprir o teste do Programa DNA, que consiste em 40 questões alternativas, em relação aos temas Olimpismo (origens, filosofia, estrutura e evolução dos Jogos Olímpicos modernos); Desenvolvimento das Competências dos atletas (considera as diversas facetas da carreira de um atleta profissional); Bem-estar e estilo de vida saudável (promove a alimentação saudável e também trata de gestão do stress e da questão do doping no esporte); e Responsabilidade Social.

Curso de Formação e Desenvolvimento de Treinadores

De 26 de novembro a 2 de dezembro, Muzambinho recebe dirigente, técnicos, atletas e profissionais de canoagem de todo o país na realização de mais uma etapa do Curso de Formação e Desenvolvimento de Treinadores de Canoagem Velocidade, programa que está tornando-se modelo no país e que busca a capacitação e excelência técnica dos profissionais brasileiros que trabalham na área.

Os cursos oferecidos serão para Nível I (Auxiliar-técnico) e Nível II (Técnico) sob supervisão do Prof. Dr. Heros Ferreira, coordenador do departamento de Ciência do Esporte da CBCa; o head coach da Canoagem Velocidade da CBCa, Zoltán Bako; o supervisor da modalidade, Sebastián Cuattrin; os técnicos Ákos Angyal e Román Vilchenko, entre outros convidados.

O primeiro nível do curso tem como principal objetivo fornecer aos candidatos conhecimentos e habilidades básicas da modalidade de canoa e caiaque para dar assistência aos técnicos de maior graduação. Os alunos dessa graduação terão a responsabilidade adquirida de auxiliar na preparação e revisão das sessões de treinamento onde terão algumas responsabilidades na estrutura do processo do treinamento.

“Já o segundo nível de graduação fornece aos candidatos conhecimentos e habilidades fundamentadas das modalidades para ministrar treinamentos no amplo termo. Os alunos dessa graduação terão a responsabilidade adquirida para preparar e revisar sessões de treinamento onde terão todas as responsabilidades na estrutura do processo do treinamento”, explicou Heros Ferreira.

Confira a programação completa do 1º Festival Brasileiro de Canoagem-Juventude

Texto: CBCa e Comunicação IFSULDEMINAS