Avaliação curso Licenciatura para Graduados
Seg, 19 de Novembro de 2012 09:20

Inep avalia Programa Especial de Formação Pedagógica Docente com nota 4

Também conhecido como Licenciatura para Graduados, o Programa Especial de Formação Pedagógica Docente do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho recebeu nota quatro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). O conceito é considerado “muito bom”, já que a escala de avaliação varia entre um e cinco pontos. A visita dos avaliadores ocorreu nos dias 18 e 19 de outubro de 2012, quando diversos aspectos pedagógicos e administrativos foram analisados.

De acordo com a professora e coordenadora do curso, Valdirene Pereira Costa, a avaliação constituiu-se de três dimensões, nas quais foram considerados o corpo docente, a organização didático-pedagógica e a infraestrutura. Estiveram no Câmpus Muzambinho as professoras Denise Abigail Britto Freitas, da Universidade Estadual da Bahia, e Marília Andrade Torales, da Universidade Federal do Paraná. Entre os pontos fortes apontados na avaliação estão o contexto educacional, a estrutura e os conteúdos curriculares, a integração com as redes públicas de ensino e a experiência dos professores no exercício da docência na educação básica.

Para a coordenadora Valdirene Pereira, a avaliação in loco do Inep é fundamental para amparar os trabalhos desenvolvidos, uma vez que apresenta à comunidade acadêmica a real situação do curso. “Por meio da avaliação, reafirmamos que a organização didático-pedagógica atende de forma muito boa, considerando uma análise sistêmica e global, os indicadores de qualidade desta dimensão; que o corpo docente é muito bom e que a infraestrutura do Câmpus Muzambinho é excelente e atende com muita qualidade os alunos matriculados na instituição”, afirma.

Oferecido desde 2009, o Programa Especial de Formação Pedagógica Docente tem duração de dois anos. A primeira formatura foi realizada em 2010. O curso é direcionado a pessoas com formação superior que desejam possuir capacitação para docência nos ensinos fundamental e médio. As aulas são realizadas no período noturno e o ingresso ocorre pelo Vestibular do 2º semestre. Em cada processo seletivo, 40 vagas são oferecidas.

Texto: Joarle Magalhães