Doação de sangue
Seg, 12 de Novembro de 2012 11:41

Hemominas promove atividade com estudantes do Técnico em Enfermagem

Estudantes do curso Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho foram, no dia 27 de outubro, à Santa Casa de Misericórdia da cidade para participar de uma atividade de intercâmbio entre o Instituto Federal e a comunidade local. Em cumprimento ao calendário de reposição de aulas, os alunos promoveram uma doação voluntária de sangue à Fundação Hemominas. A atividade foi supervisionada pela docente Sônia Ângelo, que acompanhou o grupo durante todo o período da manhã de sábado.

Na ocasião, eles tiveram oportunidade de conhecer a logística de trabalho da Fundação Hemominas, que se inicia com orientações sobre os requisitos básicos para ser um doador: peso acima de 50Kg; portar documento oficial com foto, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, não estar em jejum e ter tido uma boa noite de sono. Após esta etapa, são esclarecidos os diversos fatores que constituem impedimentos à doação.

Feita a filtragem, os doadores aptos são direcionados para o cadastramento, triagem médica, triagem hematológica, pesagem e aferição da pressão arterial, coleta do sangue e orientações após a coleta. De acordo com a professora Sônia, os futuros técnicos de enfermagem também puderam desmistificar temores, esclarecer dúvidas e agregar conhecimentos através da experiência vivenciada, além de envolver-se “nessa corrente solidária a favor da vida, compromisso maior da enfermagem”.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações da professora Sônia Ângelo